O que quer dizer deitado eternamente em berço esplêndido?

Perguntado por: rmonteiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida.

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho. Fúlgidos: brilhante, cintilante. Penhor: garantia segurança de que haverá liberdade.

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

1. Brilhante, deslumbrante, esplendoroso. 2. Magnífico, sumptuoso .

Já 'verde-louro' é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e 'flâmula' também significa bandeira. 'Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

Nem teme quem te adora a própria morte
Joaquim Osório conclui dizendo que quem adora o país não teme a morte, os brasileiros sacrificariam a própria vida pela nação.

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. Brado é grito.

Significado de Heroico
adjetivo Próprio de herói; que denota heroísmo: povo heroico. Digno de um herói: ato heroico. Valente; que enfrenta o perigo com bravura: policial heroico. [Por Extensão] Que se procura como última opção ou em casos extremos.

A maioria dos hinos nacionais possuem o estilo musical de marchas ou música orquestrada. Atualmente, há quatro países que não possuem uma letra oficial ao seu hino nacional: a Espanha (La Marcha Real), a Bósnia e Herzegovina (Intermezzo), San Marino (Inno Nazionale della Repubblica) e Kosovo (Evropa).

O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto segue o estilo parnasiano, o que justifica a presença de linguagem rebuscada e de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem.

[Figurado] De teor intenso, ardente; que contém intensidade: "um raio vívido de esperança".

Gigantes são metáforas de situações ou realidades do que parecem ser problemas insuperáveis. Nossa reação é tentar a todo custo derrubar esses gigantes, mas, muitas vezes, infelizmente, eles se fortalecem com o passar do tempo.

Uma saudação ao país adorado e venerado por sua gente. O país é um sonho realizado, como um raio de luz que traz às pessoas que ali vivem amor e esperança.

Myanmar é um país localizado no sudeste asiático, conhecido como a “terra dourada” e denominado antigamente como Birmânia. Sua cultura é rica e exótica, com costumes diversos. É o lar de muitos monges budistas e de belezas naturais espetaculares.

No Hino Nacional Brasileiro, a palavra florão aparece de forma figurativa, com o intuito de dizer que o Brasil destaca-se como uma joia/preciosidade que está decorando o Continente Americano. Aparece no trecho: "Fulguras, ó Brasil, florão da América".