O que quer dizer colo do útero fechado na gravidez?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O que significa colo do útero fechado ou aberto? O colo do útero fica fechado quando a mulher não está no período fértil e também durante a gestação para proteger os órgãos internos e o feto.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

O útero na gravidez: as primeiras 8 semanas
O útero começa imediatamente a crescer e a reorganizar-se, sendo que ao final das primeiras oito semanas de gestação, ele já possui normalmente o tamanho de uma laranja, mesmo ainda sendo imperceptível externamente no corpo da mulher.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O abortamento completo ocorre após a expulsão completa de restos ovulares, seguida de parada de sangramento e dor. O colo uterino pode estar aberto, o volume uterino é menor e a ultrassonografia mostra imagens vazias da cavidade uterina ou sugestivas de coágulos.

Encontra-se aberto em três situações: na ovulação, para facilitar a entrada dos espermatozoides; na menstruação, para a saída do fluxo menstrual; e no final da gravidez, para o nascimento do bebê. O colo do útero fechado, por sua vez, indica que a mulher está fora de seu período fértil ou que pode estar grávida.

Como fica o útero com 4 semanas de gravidez? Com 4 semanas de gravidez ainda não há nenhuma alteração no útero, já que o embrião ainda é muito pequeno e não ocupa nenhum espaço.

Exercícios de agachamento e também banhos mornos e caminhada, colaboram e muito para apagar o colo do útero e na dilatação3. Exercícios como pilates, por exemplo, também ajudam bastante para facilitar a dilatação.

Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal. Um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele pode ser inserido no colo do útero. O balão é inflado para aplicar uma pressão suave e, com isso, causar a dilação do colo do útero.

O colo do útero começa a afinar e abrir até aproximadamente quatro centímetros. Essa fase inicial dura aproximadamente oito horas (geralmente não mais do que 20 horas) na primeira gravidez e cinco horas (geralmente não mais do que 12 horas) nas gestações subsequentes.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana. Ou seja, com 7 semanas completas, já deve ser possível vê-lo, mas só com ultrassom (e não ouvir os batimentos com o aparelhinho para isso).

Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

Fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ou abusar da cafeína aumentam o risco de aborto. Condições ambientais. Conforme comentado no caso do chumbo, a exposição a certas substâncias químicas pode ser perigosa para o bebê.

Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce. Sendo assim, na maioria das gravidezes, os primeiros movimentos fetais podem ser efetivamente percebidos pela mãe somente a partir da 18. ª semana de gestação, época em que o bebê já suficientemente grande.

É por meio da dilatação do colo do útero que torna-se possível a passagem do feto para o nascimento. Ele chega até uma abertura de 10 centímetros, que é a chamada dilatação total. Durante a gravidez, o colo do útero permanece firme e fechado. Caso contrário, são aumentadas as chances de um aborto ou parto prematuro.

4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml.

Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta.