O que quer dizer código de afastamento sj2?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

SJ2 - demissão sem justa causa. SJ1 - pedido de demissão. PD0 - extinção normal contrato por prazo determinado.

P1 Afastamento temporário por motivo de doença, por período superior a 15 dias. P2 Novo afastamento temporário em decorrência da mesma doença, dentro de 60 dias contados da cessação do afastamento a n t e r i o r. P3 Afastamento temporário por motivo de doença, por período igual ou inferior a 15 dias.

É um código criado pela Caixa Econômica Federal que identifica a situação do trabalhador antes de receber o benefício, depois de acertada a demissão. Ou seja, se o desligamento foi por justa causa, por culpa de ambas as partes ou por força maior, ou demissão por acordo ou por vontade do trabalhador.

Na hipótese de rescisão antecipada do contrato de trabalho por prazo determinado por iniciativa do empregador, o empregado terá direito às verbas rescisórias, além de uma indenização, cujo valor corresponde à metade dos salários que seriam devidos até o término normal do contrato.

J Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado.

Ele receberá: 3 parcelas se tiver trabalhado por pelo menos 6 meses; 4 parcelas se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses; e. 5 parcelas se tiver trabalhado por pelo menos 24 meses.

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.

Existem duas modalidades de auxílio-doença, que após a Reforma da Previdência passou a ser denominado auxílio por incapacidade temporária, de acordo com a classificação do INSS: o previdenciário e o acidentário, as espécies B31 e B91, respectivamente.

N2 - Transferência de empregado para outra empresa que tenha assumido os encargos trabalhistas, sem que tenha havido rescisão de contrato de trabalho.

No caso de rescisão antecipada do contrato de trabalho por experiência, deverá ser informado o código de afastamento I. Nos casos de afastamento temporário, entende-se como data de afastamento o dia imediatamente anterior ao do efetivo afastamento e, como data de retorno, o último dia do afastamento.

Caso o trabalhador tenha se afastado por doença ou acidente fora do trabalho a empresa não precisa pagar o FGTS; Caso o trabalhador tenha se afastado por doença ou acidente em razão do trabalho, a empresa é obrigada a pagar o FGTS todos os meses.

Mesmo quando o trabalhador se encontra afastado do trabalho por motivo de incapacidade laboral, o empregador é obrigado a realizar o depósito do FGTS, pois o artigo 15, §5º da Lei 8.036/1990 determina que o depósito do FGTS é obrigatório nos casos de afastamento ou licença por motivo de acidente do trabalho.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

30 dias

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão? Após o empregador informar a chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá 30 dias para realizar seu saque–rescisão.

Rescisão antecipada por decisão do trabalhador
Se a decisão de sair da empresa antes do término do contrato partir do trabalhador, por sua vez, ele deve indenizar a empresa com um valor máximo equivalente a 50% dos dias que faltam para o encerramento do contrato.

Ao término do contrato de trabalho por prazo determinado, o trabalhador terá direito às seguintes verbas rescisórias:

  • Férias acrescidas de 1/3 proporcional ao período do contrato de trabalho;
  • Gratificação natalina proporcional.
  • Liberação dos depósitos existentes em sua conta do FGTS.