O que quer dizer Chag sameach?

Perguntado por: amata6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Desejo a todos Chag Pessach Sameach! Que significa em português, na tradução do hebraico: “Feliz Festa da Passagem.” Que seja uma passagem para um futuro melhor. Feliz Páscoa!

A origem da palavra Páscoa vem do termo hebreu Pessach, que significa passagem ou travessia. Trata-se de uma das importantes festas do calendário judaico, a festa da peregrinação, que está relacionada com a passagem da escravidão para liberdade.

Por exemplo: "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus, que significa "a paz esteja convosco".

Shabat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.

Tradições. A festa é celebrada em dois dias, e são feriados nacionais em Israel.

Comumente se tem em mente que, para a tradição judaica, a Festa de Shavuot ou Pentecostes é a celebração e memorial de um evento extraordinários acontecido no Sinai ao terceiro mês da saída do Egito (cf. Ex 19,1-9).

Shavuot. A entrega dos Dez Mandamentos por D'us a Moisés e aos israelitas no monte Sinai, sete semanas após sair do Egito, é celebrada na festa de Shavuot, palavra hebraica que significa semanas.

Durante Pessach, é proibido ter em casa e comer alimentos feitos de levedura, hametz. Qualquer alimento feito de trigo, aveia, cevada, centeio ou espelta é portanto proibido, em memória dos hebreus que não tiveram tempo de criar pão quando fugiram do Egipto.

O Vinho Kosher para Pessach é um vinho kosher que não teve nenhum contato com pães, grãos ou produtos feitos com massa fermentada, sendo adequado para o consumo durante o Pessach, que é a Páscoa judaica, também conhecida como Festa da Libertação.

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

A presidente despediu-se com a tradicional saudação judaica, Shaná Tová, que significa “um bom ano”.

Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

“Hineni” – significa: aqui estou, ou eis-me aqui! Disponiblidade! Algo de muito importante acontece, quando você se coloca disponível para Deus. Toda vez que você vê essa palavra na bíblia – significa pare imediatamente o que você está fazendo, porque algo importante vai acontecer .

Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

Nas igrejas, só é necessário cobrir os ombros e usar roupas comportadas, não muito reveladoras (não tem que usar lenço na cabeça). Nas sinagogas, depende se é um templo ortodoxo ou não. Se não for, é bem tranquilo - use o mesmo que você usaria para visitar uma igreja, ou seja, qualquer roupa "decente".

Shavuot é o segundo dos shalosh regalim, os três festivais de peregrinação – Pessach, Shavuot e Sucot –, datas máximas do calendário bíblico, quando os judeus de toda Israel e do exterior convergiam para Jerusalém, para celebrar e trazer oferendas ao Templo.

Nos serviços, os fiéis podem rezar junto com toda a comunidade. Esses serviços são conhecidos como “maariv”, “shacharit”, “musaf”, “minchah” e “neilah.” A neilah é realizada no pôr do sol e marca o fim do yom kippur.

Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar eletricidade.