O que quer dizer células redondas no espermograma?

Perguntado por: hperes9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O ejaculado não é formado apenas por espermatozoides, existem também as células redondas, essas células podem ser da linhagem germinativa que iriam se diferenciar em espermatozoides, mas que por algum motivo não maturaram e foram ejaculadas ou algum polimorfonucleado (leucócitos).

Espermograma normal
Além disso, o resultado normal geralmente apresenta um valor de motilidade superior a 32%, vitalidade maior que 58% e uma porcentagem de espermatozoides com morfologia normal de no mínimo 4%.

Uma contagem de espermatozoides inferior à normal (menos de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen ou uma contagem total de espermatozoides inferior a 39 milhões por ejaculado).

A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente. O ph é um aspecto importante.

Exames para diagnosticar a infertilidade masculina

  1. volume da ejaculação com menos de 2,0 ml;
  2. concentração de espermatozoides inferior a 20 milhões por ml;
  3. contagem total de espermatozoides menor que 40 milhões;
  4. motilidade dos espermatozoides abaixo de 50%;
  5. morfologia espermática com formas normais inferiores a 30%.

Os principais aspectos avaliados no espermograma são: concentração por ml e total: a quantidade de espermatozoides por ml de sêmen deve ser de no mínimo 15 milhões, enquanto no volume total ejaculado deve ser de mínimo 39 milhões; motilidade: indica a capacidade de movimentação do espermatozoide.

Uma boa avaliação andrológica, com exames específicos e adequados e associados a um tratamento correto podem viabilizar a gravidez a cerca de 60% dos casais com homens portadores das formas mais complicadas de azoospermia.

Quando uma amostra de sêmen tem menos do que 32% dos espermatozoides com motilidade progressiva o homem é diagnosticado com astenozoospermia, ou seja, baixa motilidade espermática.

Quando o espermograma está alterado? A alteração do espermograma pode ser devido à presença de um ou mais dos fatores analisados fora dos valores ideais de referência. A alteração de cada fator tem um nome específico, que demonstra qual é o problema encontrado.

Baixa concentração de espermatozoides no espermograma indica o risco de alterações cromossômicas.

Questão 9 Quanto à motilidade no espermograma é correto afirmar que: 1. A classificação atual é progressiva, não progressiva e imóvel; 2. Segundo a OMS, atualmente, a classificação é dividida em graus de A à D; 3.

Ultrassom transvaginal: utilizado para examinar as partes internas do trato reprodutor feminino; Ultrassonografia pélvica: utilizado para observar os ovários, o útero, entre outros órgãos internos da pélvis; Exames hormonais: utilizado para analisar a produção dos hormônios estradiol, FSH, LH, progesterona e inibina B.

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

O principal teste de fertilidade masculina é o espermograma.
Dessa forma, é possível compreender se os espermatozoides do paciente estão em condições de fecundarem o óvulo nas trompas após a relação sexual.