O que quer dizer categoria 5 na mamografia?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O que significa o resultado BI-RADS 5 nos exames de mama? O BI-RADS 5 é uma classificação de uma lesão visualizada em um estudo de imagem das mamas (mamografia, ultrassom e ressonância magnética) e indica a presença de uma lesão com alta suspeita de malignidade.

Categoria 5 – os resultados indicam uma anomalia que tem 95% de chances de ser um tumor.

O TI-RADS 5 indica que o nódulo é altamente suspeito e indica-se fazer a biópsia por agulha fina se ele for maior que 1 cm. Mas diversos casos que dão 5 podem dar benigno na biópsia. Por isso, é importante discutir com seu endocrinologista o resultado do ultrassom da tireoide e se precisa ou não fazer biópsia.

Os estágios iniciais do câncer de mama
Em geral, o câncer de mama pode ser dividido em 5 principais estágios, de 0 a 4, sendo o zero o mais inicial e menos perigoso, e os estágios 3 e 4 os mais graves, conhecidos como câncer de mama localmente avançado e câncer de mama metastático, respectivamente.

BI-RADS 4A: lesão com baixa suspeita de malignidade – 2 a 10% de risco de câncer. BI-RADS 4B: lesão com moderada suspeita de malignidade – 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: lesão com elevada suspeita de malignidade – 51 a 95% de risco de câncer.

Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações. Quanto menor o tumor ou a lesão maligna identificada, maiores são as chances de cura e diminuição da mortalidade.

A classificação de BI-RADS 6 se refere a pacientes que já têm câncer de mama diagnosticado e realizam mamografias para acompanhar os estágios da doença. Portanto, essa classificação serve para confirmar lesões malignas diagnosticadas anteriormente.

Exame com elevado risco de câncer. Nessa categoria, só pelo aspecto dos achados o radiologista percebe que se trata de lesão/alteração altamente suspeita de tumor de mama, acima de 95%. De qualquer modo, todos os casos que recebem essa classificação também requerem biópsia para a confirmação diagnóstica da doença.

Estágio 4. Nesta fase o câncer se espalhou para outros órgãos do corpo e é chamado de “câncer de mama avançado” ou “câncer de mama metastático”. Para o tratamento da doença no estágio 4 são feitas terapias sistêmicas, que incluem quimioterapia, terapia hormonal, terapia alvo e imunoterapia.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Em geral, os tumores são classificados como grau 1, 2, 3 ou 4, dependendo da quantidade de anormalidade. Em tumores de grau 1, as células tumorais e a organização do tecido tumoral parecem quase normais, tendem a crescer e se espalhar lentamente.

BIRADS 5: Achados altamente suspeitos
Neste caso, as lesões têm chance de malignidade maior que 95%. Aqui estão incluídos os nódulos espiculados e as calcificações pleomórficas, ou seja, de formas irregulares e tamanhos e densidade variadas. A conduta de ordem é a biópsia de mama.

Após o diagnóstico de BI-RADS 5, o que devo fazer? A paciente com este diagnóstico necessita de uma atenção especializada. É fundamental que a paciente procure um médico mastologista para orientá-la e manejar de forma individualizada a melhor conduta e tratamento para a lesão suspeita.

A principal diferença do câncer de mama para o fibroadenoma consiste nas características do nódulo. Geralmente, o câncer de mama se apresenta com formato irregular bordas e massa mal definidas e com aderência aos tecidos circundantes da mama, além de não serem maleáveis, estando fixos ao local.

Mais da metade das mulheres que recebem o diagnóstico no estágio inicial do câncer de mama podem não precisar de quimioterapia. Isso porque, quando o tumor ainda está pequeno ou não espalhou pelo corpo, o tratamento com cirurgia e hormonioterapia já são suficientes para combater a doença.

Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame). Em todo esse período, é incomum que a paciente tenha qualquer sinal de que está com a doença.