O que quer dizer carta precatória em uma ação trabalhista?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Carta precatória é uma forma de comunicação entre juízos, que estão em estados diferentes, com objetivo de cumprir algum ato processual. Por meio da carta precatória, o juiz competente para atuar em um processo requisita ao juiz de outro Estado ou comarca o cumprimento de algum ato necessário ao andamento do processo.

em caso de carta precatória não cumprida, intimar o interessado para manifestação. 8. Colocar os autos no escaninho correspondente. Meio eletrônico.

A carta precatória requer que tanto o juiz deprecante quando o deprecado tenham suas informações atribuídas, indicando o nome do juiz, a vara e a comarca em que atua. Além disso, deve-se colocar dados a respeito das sedes em questão, como a cidade onde se encontra e o endereço.

1. É dever da parte autora efetuar o pagamento de despesas processuais, tais como o preparo de carta precatória.

De regra, o valor da causa será o mesmo do processo originário da precatória.

30 meses

Assim, em regra, um precatório deveria demorar de 6 a 30 meses para ser pago, dependendo da data da sua inscrição.

A fim de possibilitar a pesquisa do andamento da carta precatória pelo juízo deprecante ou por qualquer interessado, é necessário que o distribuidor do juízo deprecado cadastre o número de origem da precatória, conforme padrão da Resolução nº 65, CNJ, no formato: NNNNNNN-DD.

até 60

4. Qual o prazo para pagamento do RPV ou precatório? O Requisitório de Pequeno Valor (RPV), utilizado para pagamentos de valores até 60 (sessenta) salários mínimos, tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para pagamento, a contar da data de protocolo no Tribunal.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

É o expediente pelo qual o juiz se dirige ao titular de outra jurisdição que não a sua, de categoria igual ou superior a de que se reveste, para solicitar-lhe que seja feita determinada diligência que só pode ter lugar no território cuja jurisdição lhe está afeta.

Além de carta precatória criminal e cível, há outras áreas do Direito que também podem expedir esse documento, porém, não há norma específica para cada uma, sendo utilizada em sua maioria as que constam no CPC.

Havendo intimação ou citação por correio, contagem do prazo começa no primeiro dia útil seguinte à juntada do AR. Quando a intimação ou a citação for feita pelo correio, o início do prazo para a parte será a data de juntada do Aviso de Recebimento (AR) nos autos.

É uma requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.

"O Juiz deprecado somente pode recusar cumprimento à precatória e mandar devolvê-la nos casos do artigo 209 do Código de Processo Civil, ou quando entender que absolutamente competente é o próprio Juízo deprecado.

Feito o repasse pelo ente público devedor ao Tribunal, é feita a atualização dos valores devidos a cada credor. Em seguida, o Tribunal efetua o pagamento do precatório, seguindo as ordens das listas cronológicas e preferenciais.

no caso de o interessado no cumprimento da carta precatória ser beneficiário da justiça gratuita, a cópia do despacho que deferiu a assistência judiciaria deve ser anexada à carta e, da mesma forma nos demais casos de dispensa de pagamento prévio ou final das custas processuais.