O que quer dizer BIOS herdado?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Se você estiver inicializando de uma rede que só dá suporte a BIOS, precisará inicializar no modo BIOS herdado. Depois que o Windows é instalado, o dispositivo é inicializado automaticamente usando o mesmo modo com o qual foi instalado.

Para acessar a BIOS em um PC com Windows, você deve pressionar a tecla BIOS definida pelo fabricante, que pode ser F10, F2, F12, F1 ou DEL. Se o seu PC passa pelo processo de inicialização muito rápido, você também pode entrar no BIOS por meio das configurações avançadas de recuperação do menu Iniciar do Windows 10.

UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface. Ela faz o mesmo trabalho que o BIOS, mas com uma diferença básica: ela armazena todos os dados sobre inicialização e início em um arquivo . efi, em vez de armazená-las no firmware.

Você também pode pesquisar por “sistema” no Iniciar e abrir o “Informações do sistema”. 2. Uma vez na janela de informações do sistema, localize a opção “Modo da BIOS” e verifique o tipo de BIOS em seu computador. Se aparecer Herdado (Legacy) o seu computador usado o modo BIOS antigo.

Converter de BIOS para UEFI durante a atualização in-loco
O Windows inclui uma ferramenta de conversão simples, MBR2GPT. Ele automatiza o processo para reparticionar o disco rígido para hardware habilitado para UEFI. Você pode integrar a ferramenta de conversão ao processo de atualização local.

BIOS é a sigla para Basic Input/Output System, ou Sistema Integrado de Entrada e Saída. Por muito tempo, foi o programa responsável por iniciar os sistemas operacionais e as tarefas mais importantes de um computador, a partir do momento em que ele é ligado.

O BIOS é um firmware, que está presente nas placas-mãe e tem um formato parecido com um chip. Ele é responsável principalmente pela inicialização do computador e reconhecimento dos componentes ligados a ele, entre outras funções.

A BIOS é responsável por reconhecer os componentes da máquina e dar um boot na unidade definida no sistema operacional, que geralmente é o HD ou SSD do setup, e, em seguida, passar o controle ao sistema operacional. Ou seja, é ela quem inicia o funcionamento do PC toda vez que ele é ligado pelo usuário.

Como saber se o seu computador está em UEFI
Digite msinfo32 e aperte Enter (ou clique no ícone "Informações de sistema") No lado esquerdo, clique em "Recursos do sistema" No lado direito, confira o "Modo da BIOS". Se estiver "UEFI", seu Windows foi instalado em formato UEFI.

Benefícios da UEFI
Habilidade de dar suporte aos recursos de segurança do Windows 10, como Inicialização Segura, Microsoft Defender Credential Guard e Microsoft Defender Exploit Guard. Todos exigem o firmware da UEFI. Tempos de inicialização e retomada mais rápidos.

Conclusão: A atualização de BIOS é um procedimento importante que pode garantir o bom funcionamento do seu sistema e aprimorar suas funcionalidades. Ela pode corrigir erros e bugs, fornecer suporte a novos dispositivos e oferecer melhorias de desempenho.

Um dos problemas mais recorrentes que as BIOS identificam são nos pentes de memória RAM: sem detectar a RAM corretamente, a BIOS irá falhar na tarefa de iniciar o sistema operacional.

A principal função do BIOS é inicializar os componentes de hardware e o sistema operacional. Além disso, outras funções de gerenciamento importantes, como a energia e a gestão térmica, são inicializadas a partir de seu carregamento.

É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.

A partir da BIOS, você consegue iniciar o computador no pendrive e configurar o sistema para priorizar a inicialização pelo pendrive, se você preferir.

  1. Conecte o pen drive e reinicie o PC. ...
  2. Pressione o botão que dá acesso à BIOS. ...
  3. Configure a inicialização do sistema. ...
  4. Salve as alterações e reinicie o PC.

Abra o menu BIOS do PC: Geralmente, é possível acessar esse menu ao pressionar uma tecla enquanto o computador está inicializando, como F1, F2, F12 ou Esc. No Windows, segure a tecla Shift ao selecionar Reiniciar. Selecione Solucionar problemas > Opções avançadas: Configurações de firmware UEFI.

MBR ou GPT, qual o melhor? Por se tratar de um sistema mais moderno, o GPT é a melhor opção por apresentar mais recursos e funcionalidades. Entretanto, em casos específicos de sistemas operacionais mais antigos e processadores 32-bit o MBR é a escolha a ser feita.

Comparado com o BIOS, o UEFI possui as seguintes vantagens: O UEFI permite que os usuários trabalhem com unidades maiores que 2 TB, enquanto o antigo BIOS Legacy não suporta grandes unidades de armazenamento. O UEFI suporta mais de 4 partições primárias com uma Tabela de Partições GUID.

No menu do dispositivo de inicialização, selecione o comando que identifica o modo de firmware e o dispositivo. Por exemplo, selecione UEFI: Unidade USB ou BIOS: Rede/LAN. Você pode ver comandos separados para o mesmo dispositivo. Por exemplo, você pode ver Unidade USB UEFI e Unidade USB BIOS.

O que é Secure Boot? Secure Boot (Inicialização Segura) é um mecanismo de segurança criado para evitar que um software malicioso seja acionado durante a inicialização (boot) do computador. Para tanto, o recurso permite que apenas softwares assinados com chaves específicas sejam executados durante o procedimento.

Pressione a tecla de configuração repetidamente.

  1. Veja abaixo uma lista de fabricantes e teclas mais comuns: Acer: F2 ou Del. ASUS: F2 ou Del. Dell: F2 ou F12. HP: ESC ou F10. Lenovo: F2 ou Fn + F2. ...
  2. Se você não pressionar a tecla na hora certo, o Windows será carregado, e será preciso reiniciá-lo para tentar novamente.