O que quer dizer bexiga distendida?
O globo vesical (bexigoma) é uma condição na qual a bexiga fica distendida por acúmulo de urina; pode ser entendida também como retenção urinária. Acontece quando, por alguma razão, a bexiga é impedida de esvaziar, ficando muito cheia e dilatada.
Como saber se estou com algum problema na bexiga?
Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.
O que pode causar lesão na bexiga?
Uma lesão na bexiga surge frequentemente quando se forma uma lesão na pélvis, como pode acontecer num acidente com um veículo a alta velocidade ou numa queda. As lesões penetrantes, geralmente causadas por disparos, raramente lesionam a bexiga.
Qual a doença que faz a bexiga inchar?
A cistite também pode ser causada por um cateter ou qualquer instrumento inserido no trato urinário que introduz a bactéria na bexiga. Por vezes, a bexiga pode inflamar-se sem que exista qualquer infecção, um distúrbio chamado cistite intersticial.
Qual exame detecta problemas na bexiga?
A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.
Quem tem bexiga hiperativa sente dor?
Os principais sintomas dos portadores de bexiga hiperativa são: Urgência e extrema necessidade de urinar, podendo estar acompanhada de dor.
Como é a dor de bexiga?
Muitos pacientes relatam a sensação de punhalada ou alfinetadas, outros como se a bexiga tivesse deslocada para fora da bacia. A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.
Qual a diferença entre bexiga hiperativa e incontinência urinária?
A resposta é que a Bexiga Hiperativa, como falamos anteriormente, tem características específicas como o aumento da frequência das micções, urgência em urinar e noctúria (vontade de urinar durante a noite). Já a Incontinência Urinária é definida pela perda involuntária de urina.
Como começa o câncer de bexiga?
Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.
Como descobrir se tem câncer na bexiga?
Exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e investigação interna da bexiga por vídeo, podem apontar o diagnóstico do câncer. O rastreamento, que consiste em exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, pode ser feito para aqueles que fazem parte de grupos com maior chance de ter a doença.
Qual a diferença entre infecção urinária e infecção na bexiga?
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Qual exame de urina detecta câncer na bexiga?
Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.
Quais os sintomas de câncer de bexiga avançado?
Em casos avançados do câncer na bexiga, pacientes podem manifestar sintomas como a impossibilidade de urinar, dor lombar, perda de apetite e consequentemente perda de peso, fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea.
O que é bom para limpar a bexiga?
Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.
Quando o intestino afeta a bexiga?
A acumulação de fezes no intestino favorece o aumento de pressão na bexiga, o que pode contribuir para os sintomas associados à síndrome de bexiga hiperativa, explica o Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Qual é a cor da urina quando está com infecção urinária?
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.