O que quer dizer barulho de água na barriga?

Perguntado por: pflores . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A barriga d'água é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal. Condição ocorre como sintoma de outras doenças, como insuficiência renal ou cardíaca.

Se passarmos muito tempo sem comer, os sons ficam ainda mais perceptíveis, porque no interior dos órgãos do sistema digestivo há menos alimentos e mais bolhas de ar. No entanto, os movimentos peristálticos também ocorrem quando a barriga está cheia e quando estamos nos alimentando.

Sintomas. Procure a unidade de saúde mais próxima se você apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: febre elevada, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar, tosse, desconforto abdominal, calafrios e diarreia.

Esse acúmulo acontece da mesma forma como os inchaços na pele, aqueles que causam aumento do volume das mãos e das pernas por exemplo. Os vasos sanguíneos deixam extravasar o líquido que faz a irrigação do peritônio para a cavidade peritoneal.

O tratamento pode ser feito com diuréticos e dieta controlada em sódio. Mas, é preciso avaliar os rins, já que eles podem ser prejudicados pela medicação ou mesmo pela alteração na circulação sanguínea causada pela cirrose. Diante disso, outra opção seria drenar o líquido através de punção, com agulha.

Aquele barulho desagradável que surge principalmente quando estamos com fome não indica nenhum problema de saúde, sendo um fato extremamente normal. O “ronco” do estômago é provocado pela contração muscular desse órgão, que é desencadeada pela produção de ácidos e da enzima digestiva pepsina.

Mais do que um sinal de fome, o barulho no estômago normalmente está associado ao processo natural de digestão. Situado entre o esôfago e o duodeno, o estômago desempenha um papel fundamental na digestão dos alimentos, e isso não é segredo para ninguém.

Na maioria das vezes, barulhos do estômago são somente fome ou o processo de digestão. Porém, há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado. Muitos problemas graves podem começar com sintomas leves, e a ocorrência de barulhos do estômago é um deles.

  1. Buscopan.
  2. Buscopan Gotas.
  3. Buscoduo.
  4. Buscopan Composto.
  5. Todos os produtos.

Sintomas como estufamento, excesso de gases, dor abdominal, inchaço, barulhos na barriga e diarreia são sinais de disbiose. Ela acontece quando há o crescimento exagerado de alguma bactéria ruim no intestino. Suas causas podem ser desde alimentação desbalanceada até o uso prolongado de antibióticos.

O líquido ascítico pode desenvolver uma infecção chamada peritonite bacteriana espontânea, que clinicamente se apresenta com dor abdominal, febre e náuseas. Caso não prontamente identificada e tratada, pode induzir falência dos rins, infecção grave e confusão mental.

Dependendo da espécie infecciosa e da intensidade da infecção, as pessoas podem ter febre, calafrios, desconforto ou dor abdominal, icterícia, coceira, diarreia e perda de peso.

Os principais sintomas da Ascite são:

  1. Ganho de peso sem explicação.
  2. Náuseas.
  3. Vômito.
  4. Prisão de ventre.
  5. Vontade de urinar com frequência.
  6. Perda de apetite.

Outros exames necessários na avaliação de qualquer paciente com ascite são os eletrólitos, função renal e hemograma. Outros exames devem ser solicitados de acordo com o quadro clínico e a suspeita diagnóstica.

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

O Que Causa os Movimentos na Barriga? Temos os mais diversos órgãos internos, e os do baixo ventre são os que mais se movimentam. Então, intestino, trompas e musculatura podem ser os “vilões” da história. O movimento do intestino é frequente e podemos até mesmo senti-los antes de engravidar ou mesmo sem perceber.