O que quer dizer baixa pressão do óleo do motor?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O nível baixo de óleo motor provoca uma falta de pressão no sistema de lubrificação, mas essa luz de alerta não é para mostrar o nível do óleo, é para mostrar a falta de lubrificação que pode ter uma origem muito mais grave, que é a falta de pressão mesmo com o nível.

Para esse tipo de problema, o melhor procedimento é levar o veículo ao mecânico, pois isso pode acontecer por vários motivos: um filtro de óleo mal instalado, selos dos tubos que estão desgastados, entre outros problemas. Em alguns casos, a baixa pressão pode ser causada por uma bomba de óleo defeituosa.

Para aumentar a pressão do óleo, você pode aumentar a pressão dessa mola, calçando com arruelas, por exemplo ou substituindo a mola.

Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque. Quanto mais o motor funcionar sem pressão de lubrificação, mais danos ele sofre e mais complicado será seu reparo na retífica.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

O que acontece na falta de óleo
Sempre que há algo de errado com seu veículo, ele dará sinais, seja algum barulho incômodo, a perda de potência ou uma luz que não pára de piscar no painel.

4 bar

5) Na partida do motor, a pressão do óleo vai a 4 bar, valor considerado normal.

É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume do óleo.

Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.

Companheiro luz de óleo é coisa séria, pode ser somente mau contato ou não sei a qualidade do óleo que você usa, mas pode ser tambem o óleo que está ruim e quando o motor esquenta muito ele fica ralo, pode ser a bomba ou folga no eixo, leva em um mecânico ou você mesmo e meça apressão com manômetro.

É o sensor de pressão de óleo, geralmente localizado perto do filtro ou da bomba de óleo, que envia o sinal para o painel de instrumentos quando deteta alguma anomalia no sistema de lubrificação. Este sensor é aparafusado no bloco ou no cabeçote do motor para medir a pressão do óleo.

Portanto, ter quantidade insuficiente de óleo no motor pode fazer com que o automóvel tenha problemas, pelo atrito gerado em peças como o bujão, cárter e arruelas. Um sinal muito claro de que há problemas nesse sentido é perceber marcas de óleo no chão após algum tempo estacionado.

A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem. Os componentes de metal, que têm ponto de fusão à temperatura de 1500 °C, mais ou menos, acabam derretendo.

Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim. A bomba de óleo pode mandar essa espuminha para lubrificar as partes móveis.

Não é recomendável completar, mas, sim, substituir o óleo e levar o carro a uma oficina para investigar o motivo de o nível ter caído tanto. Normalmente quando isso acontece é porque há algum defeito no veículo, que está consumindo óleo do motor além do necessário ou um vazamento.