O que quer dizer ausência de sinais de malignidade?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O termo ausência de malignidade quer dizer que na amostra examinada não foram encontrados células ou outras características sugestivas de câncer.

O que significa ausencia de sinais de malignidade no material? Bom resultado. Seu médico precisará ver esse resultado, pois apesar de não ser câncer, ele precisa ver o diagnóstico e tratar você!!!

Classificação dos achados da imagem segundo o BI-RADS
Exame normal, sem achados. Nessa situação, a mamografia não encontra nenhuma alteração e não há risco de câncer de mama. A próxima avaliação mamográfica pode ser feita com intervalo de um ano.

Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade
Essa categoria significa que não foram encontradas sinais de câncer, pré-câncer ou outras anormalidades significativas.

Consiste na multiplicação anormal, descontrolada, rápida e agressiva das células, que têm a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos além da origem.

O resultado da mamografia indica as características das lesões que possam ter sido identificadas durante o exame, havendo a classificação através do sistema BI-RADS, em que o 1 indica resultado normal e a partir do 4 indica alterações potencialmente malignas, sendo necessária a realização de outros exames.

Categoria 1 – Exame normal ou exame negativo
Quando o laudo de mamografia é classificado como BI-RADS 1, significa que as mamas não apresentam nenhuma alteração. Elas são normais, simétricas e não foram detectadas distorções ou calcificações suspeitas. Sendo assim, o risco de lesão maligna é nulo.

O resultado da mamografia
Um dos resultados do exame mamográfico – e talvez o mais importante – é a indicação da categoria BI-RADS (um sistema de padronização de laudos) que o nódulo se encontra, sendo 0 para inconclusivo e 6 para certeza de risco de malignidade causadas por câncer de mama.

Lesão Intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL)
Indica uma lesão pré-maligna com baixo risco de ser câncer e que pode ser causada por qualquer tipo de HPV. Se a amostra for negativa para HPV, o risco de transformação para câncer é praticamente nulo.

Os achados possíveis incluem: Atipia celular escamosa de significância indeterminada ASC-US. Atipia celular escamosa de alto grau que não pode ser excluída ASC-H. Lesão escamosa intraepitelial de baixo grau, incluindo infecção por HPV‡ ou displasia leve (NIC 1)

Quanto aos tumores malignos, é necessário considerar a origem embrionária dos tecidos de que deriva o tumor. Quando sua origem for dos tecidos de revestimento externo e interno, os tumores são denominados carcinomas. Quando o epitélio de origem for glandular, passam a ser chamados de adenocarcinomas.

A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.

Essa classificação indica que o achado médico é altamente suspeito, com 95% de chance de ser câncer.

Se no seu exame de urina rotina, está descrito cristais amorfos: ausente, significa que esta característica do seu exame está normal. No entanto, não é possível concluir nada apenas com o resultado de um exame, sem o médico conhecer a história e exame físico do paciente.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

Oq significa ausência de alterações ecografica significativas na região estudada. Essa frase indica um exame normal.

Significa que as biópsias realizadas na endoscopia e que foram encaminhadas ao patologista, não se identificou focos de neoplasia(câncer de estômago). É importante fazer a correlação entre os achados endoscópicos e a biópsia para as orientações adequadas.

Somente a mamografia consegue identificar aquelas lesões e nódulos que o ultrassom não detecta. Porém, o ultrassom é sim uma alternativa inicial em alguns casos específicos. De qualquer forma, em casos de lesão ou nódulo suspeito, somente a mamografia poderá cravar o diagnóstico.

Sim, muito comuns. Cerca de metade das mulheres têm calcificações nas mamas. Mas a grande maioria não tem qualquer suspeita de câncer, só algumas.

Quando o resultado da mamografia é BI-RADS® 0, o exame foi inconclusivo. Isso pode acontecer por problemas técnicos, como mau posicionamento das mamas e axilas no aparelho, além da movimentação da paciente durante o teste. A categoria 0 também é usada quando há dúvidas sobre a existência de alguma alteração.