O que quer dizer ausência de gonadotrofina coriônica humana?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Pode indicar que não há gravidez em curso ou que há uma gravidez em fase muito inicial, quando o beta hCG ainda está em concentrações muito baixas para ser detectado.

Interpretação: A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoproteico produzido pelas células do sincicio-trofoblasto da placenta. Sua determinação é indicada no diagnóstico precoce da gravidez (desde 1 a 2 dias de atraso menstrual). O teste é positivo em praticamente 100% dos casos de gravidez ectópica.

A Gonadotrofina Coriônica humana é um hormônio glicoproteico, conhecido comumente como hCG, que é produzido pela placenta durante a gestação. Esse hormônio é exclusivo da gravidez e por isso é usado para a confirmação de tal condição.

Os testes de gravidez apontam resultado positivo quando identificam o aparecimento do HCG na urina ou no sangue de uma mulher. O que acontece é que, em alguns casos, esse hormônio está sendo produzido sem que a mulher esteja grávida, daí o nome falso positivo2.

Por que o hCG é considerado o hormônio da gravidez? O hCG é considerado o hormônio da gravidez porque é produzido somente a partir do momento em que um embrião se implanta no útero. Após alguns dias de implantação, os níveis de hCG aumentam de forma rápida e contínua, podendo ser detectados por análises laboratoriais.

Valores de referência do Beta-hCG
Gestações com menos de 3 semanas: menor que 5 mlU/ml. Gestações de 3 semanas: entre 5 e 50 mlU/ml. Gestações de 4 semanas: entre 5 e 426 mlU/ml. Gestações de 5 semanas: entre 18 e 7.340 mlU/ml.

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio que surge durante a formação da placenta, após implantação do embrião ao útero, que tem como objetivo manter o endométrio em boas condições para o desenvolvimento da gravidez.

AS GONADOTROFINAS HIPOFISÁRIAS exercem um papel fundamental na vida reprodutiva de homens e mulheres. O desenvolvimento puberal normal e a fertilidade dependem da ativação e ação conjunta do eixo hormonal, constituído pelos hormônios hipotâlamicos, hipofisários e gonadais.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Como saber se estou gravida pelo exame de sangue hemograma? O Hemograma não detecta gravidez. O exame ideal para esse diagnóstico é o exame beta hCG. O Hemograma ajuda no diagnóstico de câncer, infecções, inflamações e problemas com o sistema imunológico do paciente.

Fazer o teste muito cedo é um dos principais motivos que levam a um resultado falso negativo. O ideal é sempre aguardar o atraso menstrual para realizar o exame, no entanto, nem sempre isso é possível uma vez que existem mulheres com ciclos irregulares ou que estão fazendo algum tratamento para engravidar.

Em mulheres, a Gonadotrofina Coriônica (HCG) atua estimulando a produção de estradiol e progesterona e, na fase final da maturação folicular, atua promovendo a ruptura do folículo e secreção de estrogênios, melhorando, assim, a função do corpo lúteo.

No caso de gravidez, a quantidade de HCG no sangue dobra (ou quase dobra) seus valores a cada 48 horas e é esse o sinal da evolução da gestação.

Os dois principais tipos de gonadotrofinas são o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio estimulador do folículo (FSH). Ambos hormônios são formados por duas cadeias de peptídeos, uma cadeia alfa e uma cadeia beta, ligadas por ligações de hidrogênio e pelas forças de Van der Waals.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Após quantos dias o exame detecta gravidez? É recomendado aguardar 10 dias de atraso menstrual, para evitar um resultado falso. Os valores de beta HCG começam a aumentar a partir de 6 dias da fecundação.

Nesses casos, deve-se repetir o teste após três dias. ß-hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez em curso.

Para evitar essas frustrações e saber qual é o período ideal para realizar o primeiro ultrassom para ver ou ouvir sinais do seu bebê, preste atenção no resultado do seu exame Beta HCG quantitativo: valores acima de 2.000 mIU/ml será possível ver o saco gestacional pelo ultrassom transvaginal, isso ocorre entre a 4ª e ...