O que quer dizer ausência de Beta hCG?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é necessário repetir o teste em 48 horas.

Negativo: Significa ausência de gravidez ou quantidade de hormônio abaixo do valor detectável pela técnica. Caso permaneça a suspeita de gravidez é necessário a realização de um novo exame após alguns dias (aproximadamente uma semana).

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Além disso, o hormônio pode ser identificado pela urina (testes rápidos realizados em farmácia). Mas nesse caso eles só costumam acusar resultado positivo após o atraso menstrual, sendo que costumam dar negativo se o valor do BHCG sanguíneo ainda estiver muito baixo, ou seja, não detectado por esses exames rápidos.

Esse hormônio por sua vez é produzido apenas durante a gravidez1. As opções hoje oferecidas em farmácias e mercados têm a menor chance de dar errado. Os fabricantes afirmam ter uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnóstico preciso. É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo.

A principal causa de Beta hCG falso negativo é um exame feito antes do tempo certo. Algumas pessoas ficam ansiosas por terem tido relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo e faz o teste de gravidez poucos dias depois, antes mesmo qualquer atraso no ciclo menstrual.

Quando o bhcg quantitativo dá positivo? O BHCG quantitativo é considerado positivo quando o resultado apresenta uma dosagem acima de 25 mIU/ml. Neste caso há forte suspeita de gravidez.

Se o teste continuar positivando e o beta negativo ao final de 15 dias é aconselhável procurar um médico para verificar o que está acontecendo de fato.

Sim. O exame de sangue para dosagem de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável, mas ele pode dar errado em algumas ocasiões. A falha mais frequente acontece quando o exame de beta hCG é realizado em uma fase muito precoce da gestação, até uma semana antes do atraso menstrual, gerando um resultado falso-negativo.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.