O que quer dizer assimetria focal no QSL da mama esquerda?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

A assimetria focal não é uma doença. É um termo utilizado para descrever uma pequena diferença na quantidade de tecido quando comparamos a mesma região das duas mamas – uma tem e a outra não tem.

De forma resumida, a assimetria focal na mamografia pode ser definida como uma pequena alteração de tecido mamário quando comparado a mesma área da mama do lado oposto.

O termo assimetria focal se refere a uma densidade fifroglandular menor que um quadrante e visível em duas incidências mamográficas. Sempre que possível, a assimetria focal deve ser comparada aos exames anteriores.

A assimetria mamária é extremamente comum! É uma característica que quase toda mulher possui, mas pode gerar algum desconforto estético, nos casos de assimetrias moderadas a severas.

O cisto na região da mama, também denominado de cisto mamário, é uma alteração (geralmente benigna) que atinge principalmente mulheres. Costumam ser estruturas arredondadas ou ovais, com tamanhos distintos e bordas definidas e regulares, contendo líquido em seu interior. Podem afetar uma das mamas ou as duas.

Procedimentos que tratam a assimetria mamária

  1. Mamoplastia de aumento. A primeira operação que vou citar é a clássica inserção de silicone, chamada, tecnicamente, de “mamoplastia de aumento”. ...
  2. Mastopexia para quem não quer silicone. ...
  3. Mamoplastia de redução para assimetria mamária. ...
  4. Lipoenxertia mamária. ...
  5. Reposicionamento areolar.

Essa classificação indica que o achado médico é altamente suspeito, com 95% de chance de ser câncer.

Toxina Botulínica
Conhecida como Botox®, essa substância age na musculatura e paralisa os impulsos nervosos responsáveis pela contração. Dessa forma, a assimetria é reduzida e o rosto ganha um contorno mais delicado, além de melhorar as marcas de expressão e rugas!

PARA INTERPRETAR A ASSIMETRIA: 1) Verifique o sinal: se (-) assimetria à esquerda e se (+) assimetria à direita; 2) Se o seu valor estiver próximo de zero, isto é, dentro do intervalo [ -1 ,+ 1], os dados serão mais simétricos, caso contrário, terão alto grau de assimetria.

Assimetria é o grau de desvio, ou afastamento da simetria, de uma distribuição. Se a curva de freqüência de uma distribuição tem uma "cauda" mais longa à direita da ordenada máxima que à esquerda, diz-se que é uma distribuição desviada para a direita, ou que possui assimetria positiva.

Na avaliação cinética do realce, o nódulo pode apresentar três tipos de curva baseados na concentração e eliminação do contraste. Quando a captação e eliminação ocorre lentamente e determina uma curva ascendente, é chamada de tipo 1. Quando a lesão exibe uma curva em platô, é chamada de tipo 2 ou intermediária.

assimetria amostral

  • assimetria positiva quando existe uma maior concentração de valores na zona de valores mais reduzidos da amostra;
  • assimetria negativa quando existe uma maior concentração de valores na zona de valores mais elevados da amostra.

Nas axilas, por exemplo, existem inúmeros linfonodos que não apresentam qualquer alteração relacionada a doenças. No entanto, em algumas situações, eles podem aumentar e mudar suas características, como no câncer, em processos infecciosos e inflamatórios, e em decorrência de um trauma.

A ultrassonografia também é indicada sempre que a paciente apresentar alguma alteração no resultado da mamografia. Neste caso, a ultrassonografia funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biópsia.

BIRADS 0: Exame Inconclusivo
Está se perguntando se BIRADS 0 (zero) é perigoso? A imagem encontrada necessita de avaliação por outros métodos, como a ecografia mamária, ou que sejam realizados outros exames adicionais. Essa categoria indica que as imagens colhidas não são suficientes para um diagnóstico preciso.

A assimetria facial é caracterizada por uma diferença excessiva entre os dois lados da face. Nesse sentido, o problema deve ser levado em consideração sempre que o paciente sentir algum incômodo no local, apesar de o tratamento ser indicado em caso de disfunção séria no organismo.

Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos ou mesmo ínguas (quando inchados), são pequenos órgãos compostos por tecidos linfoides presentes em diversos lugares no corpo humano. Entre as regiões em que eles estão mais presentes são as axilas e as virilhas.

A ocorrência do cisto pode ser tornar preocupante somente se apresentar componente sólido ou se no exame com ultrassom com Doppler for constatada a presença de fluxo sanguíneo no interio rdo cisto.