O que quer dizer área 40?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

O que é? A Área 40 é uma área onde a velocidade máxima permitida será de 40 km/h.

Visão Zero é um conceito de segurança viária com origem na Suécia e que pode ser resumido na seguinte premissa: nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável.

Os acidentes de trânsito derivam de três fatores: humano, veicular e vias. Fator humano: Excesso de velocidade. Beber e dirigir.

Placa Dê A Preferência R-2 Resolução Contran Nº 180 180/2005
A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.

Em que locais é proibido ultrapassar? É proibido ultrapassar em cruzamentos, viadutos, pontes, túneis, lombadas, travessias de pedestres, passagens de nível e trechos de rodovia com perímetro urbano.

Muitas pessoas confundem a correta grafia desta palavra. Como vimos, o modo correto é semáforo, a forma semáfaro está errada e não existe na língua portuguesa.

Aos motoristas e pedestres, estes realizam a segurança viária agindo com urbanidade e com educação, cumprindo deveres que vão além das leis. Aos motoristas que portam veículos de todos os portes também devem se atentar aos cuidados estipulados pelas normas de trânsito.

A própria CF/88 já elenca nos incisos I a VI os órgãos responsáveis pela segurança pública, sendo eles a polícia federal, a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal, as polícias civis, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, além das polícias penais federal, estaduais e distrital.

Crime de trânsito descrito
Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor (um ato sem intenção, mas com irresponsabilidade). Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (da mesma forma, um ato negligente mas sem intenção de ferir outra pessoa).

Placa Pare R-1 assinala ao condutor que deve parar seu veículo antes de entrar ou cruzar a via/pista.

Placa “Sentido Proibido R-3”, sinaliza ao condutor que seguir a frente é proibido. Utilização: Deve ser utilizado em casos de interseções com trecho contínuo de pista, onde seu sentido à frente seja contrário, em pistas com interseções "Y" ou oblíquas que se dá a proibição de sentido e proibição de acessos.

As placas R1 e R2 são as unicas que tem formatos diferentes das demais. São assim para que possamos visualiza-las de costa, mesmo que estejam danificadas ou mal pintadas. De frente são fosforecente ( brilham com os fárois dos carros), mas de costas ficam sem visualização.

Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97.

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

Existe também o semáforo para os pedestres que têm uma figura de um homenzinho nas cores vermelho – indicando que o pedestre deve ficar parado e na cor verde – indicando o momento que o pedestre pode atravessar.

Quem não consegue diferenciar muito as cores distingue os comandos pela ordem, que é a mesma na maior parte do mundo: embaixo, onde fica o verde, indica que o motorista pode continuar seguindo o caminho; no meio, o amarelo, diminuir a velocidade; e o de cima, o vermelho, é hora de parar.

Atualmente, no Brasil, segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, o acionamento dos semáforos devem seguir um padrão:

  • Semáforo veicular e direcional: verde > amarelo > vermelho > verde.
  • Semáforo de pedestres: verde > vermelho intermitente > vermelho > verde.

Segundo o art. 24 do CTB, que você viu no início deste texto, o órgão responsável pela fiscalização e autuação em áreas privadas de uso coletivo é municipal. De modo geral, os agentes de trânsito do órgão da sua cidade.

A segurança viária compõe a segurança pública de acordo com a Emenda Constitucional número 82/2014, preservando assim a ordem pública, a isenção de perigo ou dano as pessoas e aos patrimônios em vias públicas.

Distância de seguimento
Enquanto estiver dirigindo o condutor deve manter uma distância segura entre veículos. Isso é importante para que ele possa parar em uma situação de emergência. Isso, sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. Essa é o que chamamos de distância de seguimento.