O que quer dizer arar o solo?

Perguntado por: ialmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem.

É deixar de lado crenças e superstições inúteis.

O ato de arar (aração) é um trabalho que revira as camadas do solo, invertendo-as. É o mesmo que lavrar a terra. O agricultor, usando um arado, faz o revolvimento das camadas a uma profundidade de 20 centímetros, aproximadamente.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

A grade aradora é um dos principais implementos usados no preparo do solo nas grandes lavouras e em áreas de expansão da agricultura, provavelmente em função do maior rendimento do serviço (ha/hora) com menor consumo de combustível, além de se conseguir realizar tanto a aração primária quanto a secundária, ...

A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande. Diminuímos então a profundidade do seu trabalho.

Aração. Esta técnica de preparo consiste na inversão de camadas do solo, atuando normalmente em até 20cm de profundidade. Sua função é romper a estrutura do solo, podendo ser feita por implementos agrícolas chamados de arados.

A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Ela provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação, como uma verdadeira respiração do solo.

A falta de manutenção ao solo pode degradá-lo e, consequentemente, trazer desvantagens como a compactação da terra. Por isso, o uso do arado é importante para que o solo fique mais solto. Assim permitindo que as raízes das plantas se infiltrem com mais facilidade, o que possibilita a absorção de mais nutrientes.

Após arar o solo, é importante realizar a gradagem, uma prática que tem como objetivo esfarelar os grandes torrões deixados pela aração para deixar o solo plano novamente.

Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra. Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.

1 Cultivar a terra com instrumentos agrícolas; agricultar, amanhar, arar: O agricultor lavrou a terra para o plantio. 2 Fazer lavores em; cinzelar, enfeitar, ornar: O artesão lavrou uma bela coroa.

Mas cada um realiza operações distintas: o arado realiza a inversão da camada do solo, ou o revolvimento propriamente dito do solo, deixando a superfície irregular. No entanto, é a grade distorroadora/niveladora quem regulariza a superfície deixada pelo arado, nivelando-a.