O que quer dizer Anavantur?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Em bom francês, significa "ir adiante".

Algumas palavras (e seus significados) ditas na quadrilha que representam seu país de origem são: Anarriê (en arrière) – para trás. Changê (changer/changez) – mudar, trocar. Alavantú (en avant tous) - todos para a frente.

Anarriê (an arrière - para trás), muito usada nas quadrilhas, festas juninas.

ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços. RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares. TUR (tour) – Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.

Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são:

  • Olha a cobra! É mentira!
  • Olha a chuva! Já passou!
  • A ponte quebrou! Nova ponte!
  • O caminho da roça.

Anne: Significa "graciosa" ou "cheia de graça". Anne é uma forma francesa de Ana, nome originado a partir do hebraico Hannah, através do latim Anna, que significa "graça” ou “cheia de graça".

Você sabia o que significa essas expressões? Alavantu provém do francês: en avant tous. A tradução significa algo como encaminhar tudo, mas pra gente que ama Festa junina significa só que é a hora de todos os casais irem para a frente na quadrilha.

ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços. RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.

“Ela tem esse nome de quadrilha porque é formada inicialmente por quatro pares de casais que formam um quadrado e desenvolvem variações de movimentos através da enunciação de um mestre de cerimônias, e a força e influência que teve a Corte Francesa faz com que hoje os movimentos carreguem palavras francesas como ...

Corsica {nome próprio}
Córsega {n.p.}

Arrumado com capricho (casa arrumadinha; rapaz arrumadinho). [F.: arrumado + -inho1.]

A nossa quadrilha tem origem nos bailes franceses, no século XVIII, que por sua vez veio de uma dança inglesa. Essa tradição camponesa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Por aqui a festividade se espalhou bastante e hoje é comemorada em todos os estados, cada um à sua maneira!

Coroação de cavalheiros e damas
Os cavalheiros levantam as mãos e as colocam sobre a cabeça das damas, como se estivessem coroando o seu par. Após a "coroação", eles baixam os braços e enlaçam as mulheres pela cintura.

A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático. Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.