O que quer dizer Amos 7 8?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Amós (cap. 7, 8, 9) tem visões que simbolizam o juízo de Deus (gafanhotos, fogo, prumo e um cesto de frutos de verão); fala da conversão dos gentios (A tenda caída de Davi – cap. 9), a sede da palavra de Deus nos últimos dias e a restauração de Israel.

Portanto, é o Senhor mesmo que estava sobre o muro na visão de Amós. E aquele prumo em Suas mãos é altamente revelador (aquele prumo revela o nosso desalinhamento, a nossa desigualdade, a nossa tortuosidade).

Quando ele diz que não é fome de pão, mas sim da palavra de Deus, trata-se de fome espiritual. Assim como uma pessoa pode morrer de fome se não tiver alimento para comer, e morrer de sede se não tiver água para beber. Assim também aquele que tem fome espiritual, pode morrer espiritualmente.

Palavras-chave: Visão; apelo; arrependimento; misericórdia.

O profeta Amós, ao responder ao sacerdote Amasias, põe às claras esta exigência: “Não sou profeta (de profissão) nem filho de profeta (por sucessão); sou pastor de gado e cultivo sicômoros. O Senhor chamou-me quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: Vai profetizar para Israel, meu povo” (Am 7,15).

Já as frutas de verão, seria o povo de Israel. Eles eram semelhante a frutas que já haviam nascido, passaram pelo período de amadurecimento e agora já estavam todos maduros, prestes a apodrecer.

O profeta Amós era um duro crítico dos ricos e dos poderosos: "Ai dos que dormem em cama de marfim", diz ele, numa conhecida passagem.

“Eis que estão chegando os dias”, previne o SENHOR, Adonai, “em que mandarei a fome sobre toda esta terra; não simplesmente a fome por comida, nem a sede de água; mas a fome e a sede de ouvir e se alimentar da Palavra do SENHOR.

É uma ferramenta utilizada para o alinhamento vertical, para garantir que as paredes não fiquem tortas. O Prumo é um nivelador, utilizado em construção e engenharia civil.

1. Qualquer instrumento destinado a verificar a verticalidade de um objecto . 2. [Figurado] Prudência, tino.

Agudeza, penetração, perspicácia.

Pessoas famintas e sedentas trabalham duro, com urgência, para obter alimento. Ter fome e sede de justiça, então, quer dizer que devemos urgentemente buscar justiça.

Dar de comer a quem tem fome é a primeira das obras de misericórdia, citadas no capítulo 25 do evangelho de Mateus. As seguintes são: saciar a sede, vestir os nus, cuidar dos doentes, visitar os presos e acolher os refugiados. A caridade na Igreja é fundamental, pois a caridade é o distintivo do cristão (cf.

Ele não se conteve e exclamou: “Fome de Deus sim, fome de pão não”. O papa expressou o projeto de Deus para a humanidade, que é buscar a Deus para amá-lo e conviver como irmãos, na partilha do pão e do coração: Fraternidade universal.

Palavras-chave são uma característica importante dos textos bíblicos. Às vezes uma palavra-chave aparece apenas uma vez em um determinado texto. Muitas vezes, no entanto, uma palavra-chave é repetida várias vezes ao longo de um texto.

O Salvador prometeu dar a Pedro as “chaves do reino dos céus”. (Mateus 16:19) Que chaves são essas?

19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 25 E, esperando até se alarmarem, eis que ele não abria as portas da sala; então tomaram a chave, e abriram, e eis ali seu senhor estendido morto em terra.

Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado. A experiência de vida de um profeta pode variar.

Continuar lendo O que diz em Amós 3 7?