O que quer dizer alterações citológicas reacionais inespecíficas?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

O que significa alterações citológicas reacionais inespecíficas no Papanicolaou? São classificadas “reacionais” as alterações causadas por inflamações ou infecções. Descartam a possibilidade de anormalidades pré-neoplásicas ou neoplásicas.

As amostras de algumas mulheres também podem mostrar alterações celulares reativas, que é a forma como as células cervicais aparecem quando existe infecção ou outra inflamação. Isso significa que as células que revestem o colo do útero ou a vagina apresentam alterações que podem ser câncer ou pré-câncer.

É caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos, ou, ainda, químicos como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular.

A citologia cérvico vaginal pode detectar:

  • Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia e gonorreia;
  • Presença da infecção pelo HPV, que é a principal causa de câncer de colo de útero;
  • O próprio câncer de colo de útero;
  • Presença de alterações hormonais.
  • Presenças de fungos, como a candidíase.

Classe I: ausência de células atípicas ou anormais; • Classe II: atípico, mas sem evidência de malignidade; • Classe III: sugestivo, mas não conclusivo de malignidade; • Classe IV: fortemente sugestivo de malignidade; • Classe V: conclusivo para malignidade.

Se o seu exame acusou:
Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses; lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Portanto, amostra com epitélio escamoso, é normal. O que deve ser avaliado, é se nessas células ou nas outras, existe algum tipo de lesão. Em caso de dúvida, procure um ginecologista.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Alterações celulares benignas reativas ou reparativas não são sinal de câncer. Porém, podem indicar infecções vaginais, como: Vaginose bacteriana: é a alteração da flora vaginal, com crescimento bacteriano anormal. Candidíase vaginal: é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans.

A citologia favorece o reconhecimento e a avaliação da intensidade dos processos inflamatórios no trato genital e, em certos casos, estabelece a natureza do agente causal.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

Para tratar a DIP, o ideal é a utilização de antibióticos e, dependendo do caso, fazer a drenagem do abscesso. Embora na maioria dos casos o tratamento possa ser feito em casa, em caso de agravamento, a mulher deve ser hospitalizada e acompanhada de perto.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha.

Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento.

Interpretação Clínica
O LCR normal possui até 15 leucócitos /mm3 em recém nascidos. Acima dessa idade, até 3 leucócitos por mm3 é considerado normal. Desses leucócitos, 50 a 70% são linfócitos e são 30 a 50% de monócitos.

A colposcopia é o único exame que permite a avaliação detalhada do colo do útero e que permite a biópsia dirigida de áreas suspeitas. A citologia do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizada antes da colposcopia, uma vez que este é o único exame implementado como rastreio do cancro do colo do útero.

Principais motivos de encaminhamento:
Lesões de colo uterino; Alterações citológicas; Vulvoscopia: casos de lesões vulvares ulceradas ou líquen; prurido crônico; hipocromias ou hipercromias em vulva.

A inflamação no útero pode ser causada por várias razões, sendo as infecções bacterianas e fúngicas as mais comuns. Bactérias, como Chlamydia e Gonorrhea, podem infectar o útero e levar à inflamação. Infecções fúngicas, como a candidíase, também podem causar inflamação.