O que quer dizer Ageu 2?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Ageu 2 contém três mensagens proféticas direcionadas aos líderes e ao povo que estavam trabalhando na reconstrução do templo em Jerusalém. A segunda mensagem, que abrange os versículos 1 a 9, é uma promessa profética da futura glória do templo.

Então, em Ageu 2:9 a profecia é de que "A glória desta última casa será maior que a da primeira, diz o SENHOR dos exércitos; e neste lugar darei paz, diz o SENHOR dos exércitos". Você quer ver essa profecia em sua vida? Pare olhar para o passado como passado, trabalhe e tenha fé.

Assim, foi nesse cenário que Ageu foi levantado como profeta do Senhor, a fim de que profetizasse ao povo de maneira que eles fossem estimulados a se esforçarem para reconstruir o Templo.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Por intermédio do Profeta Ageu, o Senhor exortou os judeus a reconstruir o templo de Jerusalém e prometeu-lhes grandes bênçãos se fossem obedientes a Ele. O Profeta Zacarias teve várias visões sobre Judá, Jerusalém e os últimos dias.

O Profeta Ageu que profetizou aproximadamente no ano de 520 a.C., em Jerusalém, logo depois que os judeus retornaram do exílio na Babilônia. Falou sobre a reconstrução do templo do Senhor em Jerusalém e repreendeu o povo por ainda não o ter concluído. Também escreveu sobre o templo no milênio e o reinado do Senhor.

Zorobabel era o responsável pelos assuntos civis da região de Judá sob o governo Persa. Por isso Zorobabel é designado na Bíblia como “governador de Judá” (Ageu 1:1; 2:2).

A expressão “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira” vem de Ageu 2:9, que fala sobre a construção do segundo templo em Jerusalém. Os israelitas estavam desanimados, porque o segundo templo não era tão bonito como o primeiro, mas Deus prometeu que teria uma glória maior.

O primeiro foi construído pelo Rei Salomão, e que anos mais tarde seria destruído pelo Babilônicos. Depois, Herodes, o Grande, construiu o Segundo Templo, mais ou menos na época de Jesus, no primeiro século. Esse templo foi destruído pelos Romanos e desde então, nunca mais foi construído.

Este versículo em outras versões da Bíblia
A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar. 19 Há ainda semente no celeiro? Nem a videira, nem a figueira, nem a romeira, nem a oliveira têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.

Um grupo de pessoas chamadas samaritanas queriam ajudar os judeus a reconstruírem o templo. Os judeus não quiseram permitir sua ajuda, e isso enfureceu os samaritanos. Daquela época em diante, os samaritanos tentaram de tudo para impedir a construção do templo.

A construção do templo de Zorobabel não foi fácil e precisou lidar com muitas dificuldades. Inclusive, a obra começou, mas logo depois parou por causa da grande oposição. Porém, em Esdras 5 podemos ler sobre como Zorobabel recomeça a construção do templo após cerca de dezesseis anos de paralisação.

Foi a investida de 70 mil soldados, no ano 70 d.C., para conter uma rebelião dos judeus contra a autoridade de Roma. Ao encarar as muralhas de Jerusalém, atrás das quais milhares de revoltosos se refugiaram, os romanos, liderados pelo general Tito, viram que a batalha seria dura, mesmo atacando com quatro legiões.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

O avivamento espiritual consiste no reforço da fé em Deus pelos cristãos. De acordo com o cristianismo, o avivamento seria uma bênção concedida às pessoas que creem fervorosamente no Divino Espírito Santo. Desta forma, o ato de se avivar despertaria uma intensa felicidade e paz interior.

Segundo, contextualmente, Ageu 2:7 é precedido pela descrição de uma manifestação de Deus (uma teofania) que abala o Cosmos, inclusive e particularmente as nações da Terra. Deus está vindo com poder, e o resultado é que as nações encontrarão no Messias o verdadeiro desejo do coração.

Zorobabel foi um líder israelita mencionado no Antigo testamento da Bíblia que teria liderado o retorno do primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam no cativeiro babilônico, fato histórico ocorrido após 539 a.C., quando o rei Ciro II da Pérsia havia ocupado a Babilônia.

O Templo de Zorobabel
Durante 70 anos, o povo de Judá — a partir de então conhecido como judeu — permaneceu no cativeiro, conforme fora predito (ver Jeremias 25:11–12; 29:10).