O que quer dizer a sigla RG?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 28 de abril de 2023
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As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

O número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é gerado pela Receita Federal e vale em todo o Brasil. Já o RG (Registro Geral) é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Ou seja, uma mesma pessoa poderia ter mais de um registro em seu nome, com números diferentes.

SSP é a sigla para Secretaria de Segurança Pública, um órgão público estadual que atua com o objetivo de preservar a ordem pública. Algumas das suas principais competências incluem a orientação de serviços de polícia e segurança pública, assim como cuidar do sistema de informações estratégicas.

Quem já se perguntou o que é órgão emissor do RG, entenda que ele é um órgão público. Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

O RG costuma ter como órgão expedidor ou emissor a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado.

Os termos 'órgão emissor' e 'órgão expedidor' são sinônimos e, por isso, ambos se referem à uma instituição pública que realiza o registro e a emissão de documentos nacionais e oficiais de cada cidadão. Se você preencher algum formulário ou ver essa variação de nomenclatura em seus documentos, não se preocupe.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

O RG é um documento utilizado para identificação do cidadão brasileiro. O documento também é conhecido como carteira de identidade, por isso é comum ter dúvidas sobre o que significa RG. Registro Geral é o nome da carteira que traz os principais dados de identificação do brasileiro.

A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o documento digital evita fraudes, já que proporciona ao governo maior segurança para comprovar a identidade do cidadão.

Carteira Nacional de Identidade (“Novo RG”) traz mudanças nos campos de nome e sexo | Ministério Público do Estado do Paraná

secretaria de Justiça e Segurança Pública

O Rg é um documento importante e individual, expedido em qualquer idade pela secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, responsável pela identificação civil e criminal no Estado.

A data de emissão do registro geral é o dia em que o documento foi emitido. Ou seja, a data que ele é considerado válido. Ela também é chamada de data de expedição. Para saber onde encontrar a informação é só virar o verso do RG.

Data de expedição é a indicação da data em que determinado documento, carta ou objeto foi encaminhado ou entregue ao seu destinatário.

Para saber o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado de onde está a foto) qual é a sigla que acompanha o Estado (UF).

Número do documento é o número da nota fiscal ou número da fatura.

Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA)

Departamento Estadual de Trânsito

O órgão emissor deste documento é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de cada Unidade Federativa.

SSP é a sigla para Secretaria de Segurança Pública, e é um órgão público brasileiro que possui diversas funções. Algumas das atividades da SSP é permitir o registro de boletins de ocorrência de furtos de veículos, perda de documentos, desaparecimento de pessoas e outros.

Secretaria de Segurança Pública (SSP) Departamento de Trânsito (Detran) Polícia Militar (POM) Secretaria de Polícia Técnico-Científica (SPTC)

É encontrado na FACE B do documento, abaixo da assinatura. Como vemos no exemplo a esquerda. Lembre-se que cada estado brasileiro possui suas próprias SSP, e suas ações.