O que quer dizer a sigla ODS?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Os ODS têm como objetivo garantir o fim da discriminação contra mulheres e meninas em todos os lugares até 2030. Dar à mulher direitos iguais aos recursos econômicos, como terra e propriedade, são metas vitais para a realização desse objetivo assim como garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Como surgiram os ODS? Os ODS foram elaborados como uma extensão dos ODM, adotados durante a Cúpula do Milênio, em 2000. Os ODM foram objetivos específicos e mensuráveis, propostos para atender às principais necessidades dos países mais pobres.

Os ODS são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.

A importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas e, no universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos.

A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil não têm acontecido conforme o esperado. Das 168 metas aplicáveis ao país, 110 (65%) tiveram retrocesso; é o que aponta o Relatório Luz 2022, apresentado nesta quinta-feira, 30, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Assembleia Geral das Nações Unidas

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

O ODS 3 tem seu foco principal na saúde da população. Por isso, apresenta metas como: a redução drástica da mortalidade materna (3.1), o fim das mortes evitáveis de bebês e crianças (3.2), o combate a doenças como a AIDS, a tuberculose, a malária, a hepatite, entre outras transmissíveis (3.3).

A fim de alcançar os ODS serão necessários diversos investimentos tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Mas esses recursos já existem. A questão é como direcionar esses recursos para os projetos que apoiem o desenvolvimento sustentável.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todas as pessoas.

A cidade de São Paulo sediou, de 8 a 10 de julho, a Virada ODS, grande evento de popularização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao todo, 193 países, entre eles o Brasil, assinaram o documento em que se comprometiam em perseguir suas orientações até 2030.

Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

Os ODS definem uma estrutura comum de ação e linguagem que ajudará as empresas a se comunicarem de forma mais consistente e efetiva com as partes interessadas a respeito do seu impacto e desempenho atual e futuro. As metas ajudarão a reunir parceiros para tratarem dos desafios sociais mais urgentes.

Hoje, o TRT/CE divulga o ODS nº 2, que consiste na Fome Zero e Agricultura Sustentável, além das metas definidas para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

COMO TER UM DIA A DIA MAIS SUSTENTÁVEL?

  1. Reduza o uso de itens descartáveis. ...
  2. Economize no consumo de água. ...
  3. Separe o lixo reciclável. ...
  4. Sempre que possível, troque o carro por caminhadas ou bikes. ...
  5. Evite o uso de sacolas plásticas. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Valorize os pequenos produtores.