O que quer dizer a sigla NATO?

Perguntado por: asales . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma das maiores instituições internacionais do mundo. Trata-se de uma aliança política e militar que junta 30 países membros, da Europa e da América do Norte.

Confira a seguir todos os 28 membros da Otan: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, ...

Em Portugal (e em qualquer outro país lusófono) devia escrever-se, e dizer-se, OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte. NATO corresponde à sigla do nome em inglês: North Atlantic Treaty Organization. OTAN, como já se disse e já se escreveu, em Portugal, em tempos mais recuados de antes do 25 de Abril de 1974.

Que é de nascença: 2 inato, natural, ingênito, conato, conatural, congênito, constitucional, inerente, infuso, ínsito, próprio.

O natto é rico em fibras e probióticos, o que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol. Além disso, a fermentação da soja produz uma enzima chamada nattokinase, que auxilia na dissolução de coágulos de sangue e ainda reduz a pressão sanguínea.

Estados Unidos

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO, na sigla em inglês) é uma aliança militar realizada pelos países da América do Norte e da Europa Ocidental sob a liderança dos Estados Unidos.

O presidente do Comité Militar da NATO é o dinamarquês Knud Bartels, desde 2012.

Também conhecida como Aliança Atlântica, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi fundada em 1949 com o objetivo, em primeiro lugar, de atuar como um obstáculo à ameaça de expansão soviética na Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Assim há outros parceiros, globais, que se beneficiam na área de segurança da organização, como Afeganistão, Austrália, Iraque, Japão, entre outros. Do ponto de vista geopolítico, o Brasil está fora do circuito para se tornar um membro da OTAN. O artigo 10 só permite o convite de outras nações europeias.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização composta por países-membros e conta com a participação de parceiros estratégicos como o Brasil.

cidade de Bruxelas (capital da Bélgica)

A sede da OTAN fica na cidade de Bruxelas (capital da Bélgica). As línguas oficiais da OTAN são: inglês e francês. Ela é formada por 31 estados-membros.

Bruxelas, Bélgica

Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, ...

Resposta verificada por especialistas. Ainda não se anexaram à OTAN: Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Cazaquistão, Chipre, Finlândia, Geórgia, Irlanda, Liechtenstein, Malta, Moldávia, Mônaco, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Tchéquia, Ucrânia e o Vaticano.

O adjetivo nato (do latim natus, a, um "nascido, dado à luz"1) tem como feminino, efetivamente, nata, no sentido de «nascido». Contudo são incomuns, para não dizer incorretas, frases como «um homem "nato" em Lisboa» ou «uma mulher "nata" em Lisboa».

O comportamento pode ser nato ou aprendido. Comportamento inato => Aquele que o ser já nasce sabendo e não precisa aprender, ele é instintivo. Comportamento aprendido => Aquele que o ser desenvolve ao longo da vida através de experiências.

São considerados brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; e os nascidos ...

O movimento de Zelensky solidifica um dos temores iniciais que a Rússia usou como justificativa para invadir a Ucrânia em primeiro lugar: Putin argumentava que a Otan — aliança militar que une países europeus e da América do Norte — via Kiev como estratégica para isolar a Rússia em seu território.

Continuar lendo O que é um fuzil NATO?