O que quer dizer a sigla mmHg?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

Meia de média compressão (20 a 30 mmhg): Indicada para varizes, pernas inchadas, tratamento de doenças venosas e linfáticas. Meia de alta compressão (30 a 40mmhg): Indicada para tratamento inicial da trombose venosa profunda, insuficiência venosa crônica grave, linfedema e em pós-operatórios.

Como abordamos, a pressão arterial saudável ideal para um adulto que está em repouso abaixo de 140/40 mmHg, sendo o ótimo em torno de 120/80 mmHg. Quando o valor está superior à média, o indivíduo está sofrendo de hipertensão ou pressão alta.

O senso comum diz que o aumento da pressão arterial diastólica (o segundo valor da medição) é mais grave que o da sistólica (o primeiro). Na verdade, não é bem assim. Quando estão elevadas, ambas oferecem riscos. É o que assegura o médico Luiz Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

mmHg significa "milímetros de mercúrio". É a unidade de medida convencional para medir pressão. O número indicado na embalagem da sua Kendall ao lado desta sigla (mmHg) significa o quanto a meia tem de compressão "pressão" no tornozelo.

A pressão atmosférica média no nível do mar mede 760 mm Hg.

Basicamente, quanto maior o nível ou a força de compressão, mais apertada será a meia. Esses níveis são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg). É a mesma escala usada para medir sua pressão arterial. As meias de compressão mais benéficas são as "graduadas" em vez de "uniformes" quando se fala em força.

Porém, caso haja insuficiência venosa crônica avançada por varizes ou mesmo por trombose venosa prévia, o recomendado é o uso de meia elástica de classe 3, que tem compressão entre 30-40mmhg. Esse grau também é o utilizado em situações após procedimentos, como escleroterapia por espuma.

Em casos onde a região afetada se localiza abaixo do joelho, considere que uma meia 3/4 será suficiente. Caso a região mais "afetada" se localiza acima do joelho, considere que uma meia 7/8 ou até mesmo uma Meia Calça será mais apropriada.

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

A referência de pressão normal é 120 mm Hg por 80 mm Hg (12/8). De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é considerada hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e/ou diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Ao longo dos anos, a faixa de pressão arterial identificada como favorecedora de AVC e problemas cardiovasculares foi reduzida. Agora, tudo o que está acima de 115 (ou 11,5, na leitura popular) pode aumentar os riscos.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8.

Mas o que fazer em caso de pressão alta? ³

  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

A pressão arterial é considerada alta quando é igual ou superior a 140 por 90 mmHg (popularmente fala-se 14x9).

A pressão alta (ou hipertensão arterial) é determinada pela pressão acima de 14x9. A doença é silenciosa na maior parte dos casos, e causa uma pressão acima do normal exercida pelo sangue sobre a parede das artérias.

Todo tipo de meia de compressão possui a finalidade de melhorar a circulação sanguínea.