O que quer dizer a sigla INPC?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

INPC é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Ele mede a variação de preço de determinados produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras com rendimento de 1 a 5 salários mínimos. Ou seja, ele mede o poder de compra das famílias de baixa renda do país.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

Qual a diferença entre IPCA e INPC? A principal diferença entre ambos os índices está na população que cada um deles engloba. Enquanto o INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos o IPCA engloba uma parcela maior da população.

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.

Como é o cálculo do INPC? O INPC é produzido mensalmente a partir dos Índices de Preços ao Consumidor Regionais, em que o IBGE calcula o valor do índice regionalizado e, depois, determina uma variação geral de preços ao consumidor no período.

0,71%

O valor do IPCA hoje está em 0,71%, de acordo com dados divulgados em 11 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao mês de março de 2023. Queda não foi maior porque foi puxada pela alta da gasolina.

Para que é usado o INPC? O INPC é usado para reajustes salariais em negociações trabalhistas, além de ser o índice utilizado pelo Governo Federal para a correção da aposentadoria e do salário mínimo.

Observe abaixo a inflação medida pelos principais índices do país em 2022: IPCA: 5,79% IGP-M: 5,45%; INPC: 5,93%.

O IBGE apura os seguintes índices: INPC; IPCA; IPCA e o IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em Reais).

Além disso, existem várias formas diferentes de se realizar essa mensuração, o que acaba resultando em 5 tipos de IPC: o IPC-DI, o IPC-M, o IPC-10, o IPC-3i, o IPC-S e o IPC-C1.

O IPC representa um modelo institucional surgido na França, com a criação do Instituto Nacional de Cegos de Paris, em 1784. Esse mesmo modelo chegou no Brasil em 1854, com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos do Brasil, hoje, Instituto Benjamin Constant, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Nota-se, entretanto, que, na comparação com a estimativa anterior (4,9%), divulgada em dezembro de 2022, houve revisão para cima, decorrente do desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços. De modo similar, a projeção para o INPC para 2023 também foi revista, passando de 4,6% para 5,5%.

Em maio de 1989 o ágio no mercado paralelo de dólares alcançava 200%. As eleições de novembro realizaram-se sob uma inflação de 45% ao mês. De fevereiro de 1986 até novembro de 1989 o Índice IPCA acumulado já era de 107.492,07%.

IPCA

Como já dissemos, o IPCA é o índice base da inflação no país. Em março de 2022, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses está em 11,30%. Apesar de estar sofrendo uma recente ligeira alta em seus valores, o IPCA ainda segue sendo uma boa escolha para o reajuste dos valores de aluguel, com índices menores que os do IGP-M.

IPCA

O IPCA é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil. Criado em 1979, o indicador tem uma razão de existência simples: medir a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras.

É calculada do mês atual em comparação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado do INPC em 2021 é calculado como: Variação do índice INPC entre dez/2020 e dez/2021 = (6.330,59 ÷ 5.746,71) - 1 = 0,1016 ou 10,16%

O INPC mede a inflação para as famílias com renda mensal entre 1 e 5 salários mínimos. Segundo o IBGE, são grupos mais sensíveis às variações de preços, pois tendem a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

O período de coleta do INPC vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês.

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. Os principais tipos de inflação são: de demanda, estrutural e de oferta (ou de custo).

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.

Até agora, explicamos que a taxa de inflação representa a variação média de preços. Assim, dentro de um grupo de itens de consumo, alguns sofrerão alta enquanto outros podem ter redução ou manter os preços.

Continuar lendo O que é INPC e INCC?