O que quer dizer a sigla CPU?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Para começar, é importante destacar que essa sigla se refere a Central Processing Unit, ou seja, Unidade de Central de Processamento, também conhecida como processador. Além disso, a CPU é simplesmente o item mais relevante de hardware que existe em seu computador.

1 Unidade central de processamento (UCP ou CPU)
A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando.

Unidades de processamento central (CPUs) e Unidades de processamento gráfico (GPUs) são mecanismos de computação fundamentais. No entanto, à medida que as demandas de computação evoluem, nem sempre fica claro quais são as diferenças entre CPUs e GPUs e quais cargas de trabalho são mais adequadas para cada uma.

A função da CPU é processar todos os dados que são recebidas pelos dispositivos de entrada. A CPU encaminha trata esses dados utilizando seu núcleo lógico e os encaminha para seu determinado fim que pode ser desde o armazenamento na memória secundária ou a resposta requerida pelo usuário.

A placa de vídeo ocasionalmente é chamada de GPU. O nome vem do inglês, uma sigla para "Graphics Processing Unit", ou unidade de processamento de gráficos em bom português.

Muitos erram ao confundir a CPU com o que na verdade é o gabinete do equipamento. O gabinete é apenas a estrutura de sustentação e proteção dos componentes internos da máquina - basicamente uma carcaça. O processador, por outro lado, é uma das peças internas.

Um gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis ou carcaça, é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador.

Resumidamente, a função da memória RAM é guardar temporariamente toda a informação que o computador precisa, seja para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo.

A memória RAM é uma tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no celular, PC ou notebook. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. O componente é responsável pela leitura dos conteúdos quando requeridos.

Hardware é o termo usado para se referir a todos os componentes físicos de um computador. Ou seja, é tangível e pode ser tocado e visto. O software, por outro lado, é o conjunto de programas e instruções que fazem o hardware funcionar. Ou seja, é intangível e consiste em códigos e programas.

Para começar, é importante destacar que essa sigla se refere a Central Processing Unit, ou seja, Unidade de Central de Processamento, também conhecida como processador. Além disso, a CPU é simplesmente o item mais relevante de hardware que existe em seu computador.

Upgrade de CPU ou de GPU
O upgrade de GPU ajudou, mas é caprichar no processador que subiu os quadros para mais de 300fps em média. E pra ter um salto de verdade, é preciso tanto uma boa placa de vídeo quanto um bom processador.

A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados. Se você optar por comprá-las separadamente, terá que desembolsar mais dinheiro. Por outro lado, os ganhos de desempenho serão significativos.

As principais partes de que precisará são:

  • Placa-mãe.
  • Processador (unidade de processamento central)
  • Armazenamento (disco rígido ou SSD)
  • Memória (RAM)
  • Gabinete.
  • Ventoinhas.
  • Fonte de alimentação.