O que quer dizer a sigla CMV?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 25 de abril de 2023
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CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é um indicador que representa todos os custos por trás dos produtos que uma empresa vende. Ou seja, os gastos relativos à compra dos materiais, produção do item e também seu armazenamento, até que seja vendido.

Como interpretar o resultado do CMV? O CMV, por apresentar uma relação de troca com o lucro, é o principal indicador de despesas de um negócio de alimentação. Cada ponto percentual a menos de CMV significa um a mais de lucro, sendo assim, o indicador que é necessário bastante atenção e conhecimento.

40%

O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Especialistas do setor de Food Service dizem que um bom Custo de Mercadoria Vendida é aquele que está entre 28 e 31%, sendo que algumas empresas admitem até (35% dependendo do setor). Não sabe por onde começar? Você pode considerar o CMV médio do seu setor e aplicá-lo sobre o custo de produção do seu prato.

Restou comprovado até agora, que a existência de CMV negativo implica ocorrência de omissão de entradas de mercadorias, ou seja, existência de entradas de mercadorias no estabelecimento, sem que as mesmas sejam registradas na escrita da empresa.

Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.

A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Essa equação pode parecer um pouco estranha no início, mas faz todo sentido.

O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.

Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços. É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto.

Há ainda uma outra maneira de calcular o custo de estoque, que nada mais é do que a soma de seus tipos. Neste modelo, a fórmula é expressa desta maneira: Custo total de Estoque = Custo do pedido + Custo total de ajuste + Custo de estocagem.

Como reduzir o CMV?

  1. Negociação com Fornecedores.
  2. Diminuir o Cardápio.
  3. Preços inadequados.
  4. Controle do desperdício.

O CMV é um excelente indicador não apenas para sua gestão financeira, mas também para o seu controle de estoque. Afinal, você pode calcular esse indicador por mercadoria, entendendo exatamente quais os custos para venda de cada item de seu portfólio. Isso possibilita entender como estão os custos com armazenamento.

Qual deve ser o CMV de cada produto? Em linhas gerais, o CMV ideal de cada produto (ou mercadoria) deve estar em torno de 35% do valor do produto final. No caso da pizza acima, isso significa que um preço final de R$30,54 estaria possivelmente adequado para o bar ou restaurante em questão.

Custo de mercadoria vendida (CMV) e o food service. Para quem já tem alguma familiaridade com o conceito de precificação, o CMV funciona como um dos indicadores na hora de determinar o valor ideal que deve ser cobrado na venda dos seus produtos.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido que se infectam com CMV podem ter sintomas mais graves afetando os olhos, pulmões, fígado, esôfago, estômago e intestinos. Bebês nascidos com CMV podem ter problemas cerebrais, de fígado, baço, pulmões e decrescimento.

IgG positivo para citomegalovírus
O resultado significa apenas que a mulher adquiriu o vírus em algum momento da vida, mas não necessariamente que está com ele ativo no momento. Outros exames serão necessários para saber se a infecção é recente e o bebê corre algum risco.