O que quer dizer a sigla acc?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Ciclomotor - veículo motorizado, de 2 ou 3 rodas, com potência de até 50 cilindradas e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h. Exemplos de ciclomotores e equiparados: bicicleta motorizada e motos "cinquentinha".

O interessado à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) deverá preencher o formulário de inscrição inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cadastro também pode ser feito pessoalmente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Requisitos para a obtenção da ACC
Ou seja, para solicitar a ACC, o candidato deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, além de possuir documento de identidade e CPF.

Função do ACC ou “Pós Chave”
O funcionamento é simples, existem dois fios de alimentação positiva para a unidade principal, um deles é ligado diretamente a bateria e o outro na posição ACC da chave de ignição ou similar. O fio ligado à bateria não consumirá energia até que o fio de ACC receba um sinal positivo.

realizar os exames (aptidão física e mental (exame médico) e avaliação psicológica); realizar o curso teórico e passar no exame; fazer as aulas práticas e passar na prova de direção; aguardar a chegada da ACC e retirá-la no CFC.

A categoria “AB” permite a você conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas (motos e triciclos), com ou sem carro lateral, da categoria “A”, além dos veículos motorizados da categoria “B”, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o ...

Tirar a própria ACC em si, por causa das taxas, pode custar cerca de R$ 331. Afinal, há várias taxas envolvidas no processo de emissão deste documento, tais como: Exame médico.

Quais os prazos? Ao concluir o processo que falamos acima, a ACC leva cerca de cinco dias úteis para ser emitido, e então fica disponível para ser retirado no CFC. Muitas pessoas não sabem, mas o processo deve ser concluído dentro de 12 meses, contando a partir da abertura do processo.

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran. Conforme o caso, a autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Desse modo, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação para dirigir. Isso porque, todas elas exigem que o condutor possua CNH A ou a Autorização para Conduzir o Ciclomotor (ACC). Contudo, vale ressaltar que apenas as bicicletas elétricas e tradicionais não se encaixam nessa regra.

Outro motivo que fez com que as cinquentinhas ficassem tão populares foi que elas não precisavam de habilitação. Mas isso mudou. Segundo a resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, para conduzir as 50cc, ou qualquer tipo de ciclomotor, é necessário que o condutor tenha sim habilitação.

São popularmente conhecidos como cinquentinhas e scooters. Assim como as motos, os ciclomotores precisam ser registrados, emplacados e licenciados todo ano. Para pilotá-los é necessário ter no mínimo 18 anos, pois é obrigatória habilitação do tipo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou categoria A (para moto).

Nos casos das motos, que possuem mais de 50 cilindradas, o documento exigido é a carteira de habilitação tipo A.

12 volts Pós chave – Também conhecido como ACC, mantenha o multímetro na mesma escala anterior; leve-se a chave do veículo até o primeiro estágio (que acende o painel,) e continua-se a medição até encontrar novamente 12 volts.

A BMW foi além nessa funcionalidade, criando o primeiro “cruise control” adaptativo para motos, com a marca alemã o batizando de “Active Cruise Control” (ACC). Por meio de um radar instalado na frente da moto, o ACC monitora os veículos que circulam à frente da moto, inclusive quanto à velocidade.

Fio Laranja: Ligado à chave de luz do carro, serve para acender a iluminação do aparelho juntamente com a do carro (somente alguns modelos têm esta função).

Mobilete exige carteira de motorista
Contudo, não é necessário ter Carteira Nacional de Motorista (CNH). Segundo a resolução 947/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o condutor deve ter Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Entretanto, a CNH da categoria A também pode servir para pilotar a Mobylette.