O que quer dizer a pulseira roxa no hospital?

Perguntado por: dcalixto7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Hospital Dom Hélder implementa nova pulseira roxa para identificar risco de lesão por pressão.

Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.

Transmite riqueza e extravagância. A cor roxa é associada com sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério e magia. Traz capacidade de equilíbrio, disposição e força, que estimula o corpo e os sentimentos e traz atenção plena.

Trata-se da cor da magia e da transformação. Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

Doutor Fernando Fonseca (HFF) é avaliado durante as primeiras doze horas de internamento através da escala de Morse. As pessoas consideradas de alto risco são sinalizadas com uma pulseira roxa colocada ao lado da pulseira de identificação.

Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...

A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos. Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos. Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

A cor vermelha significa atendimento imediato sem que haja espera. O laranja é muito urgente, assim, o paciente precisa de um atendimento muito rápido, mas sem tanta emergência quanto o primeiro. A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco.

Nível 1: reanimação – azul: atendimento imediato. Nível 2: emergente – vermelho: 15 minutos. Nível 3: urgente – amarelo: 30 minutos. Nível 4: menos urgente – verde: 60 minutos.

Pulseira branca = identificação do paciente – Colocada pela recepção, no momento da chegada do paciente ao hospital; Pulseira vermelha = atendimento particular – Colocada pela recepção, no momento da chegada do paciente.

Quem recebe a pulseira verde é priorizado por alguma condição, como idade e gestação, por exemplo. Por fim, os azuis representam as pessoas que apresentam um quadro com risco menor e que podem aguardar um pouco mais por atendimento, sem que haja prejuízo para a sua saúde.

Pulseira amarela, por exemplo, equivaleria a um abraço. Pulseira preta, a sexo. Não se sabe como surgiu esse código nem como ele se espalhou entre os adolescentes.