O que quer dizer a primavera Endoideceu?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O poema "A primavera endoideceu", de Sérgio Caparelli, é construído baseado no humor e no lúdico, uma vez que as palavras formam o desenho de uma flor, que é um elemento característico da primavera. A frase em questão pode significar que a primavera mudou, está bastante diferente do que é o seu comum.

b) O uso da palavra "zum" no miolo da flor se refere ao barulho que as abelhas fazem quando vão retirar o néctar das flores.

A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia.

Resposta. O assunto é a primavera, como há diz o título.

Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática.

A pessoa que faz o jogo diz alternadamente as frases "bem me quer" e "mal me quer", enquanto retira uma pétala de uma flor, normalmente um malmequer a cada frase. A frase que for proferida a retirar a última pétala representa supostamente a verdade entre o objecto de afecto gostar da pessoa ou não.

5- O fato de "nos meus olhos zumbiam mil abelhas" significar que está tão apaixonado que quer "brincar" com a flor de bem-me-quer e mal-me-quer só para descobrir se ele/ela gosta dele/dela.

Poesia visual é uma expressão poética informal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, sua estrutura forma imagens. Essa imagens completam o sentido do poema, dando maior expressividade e podendo combinar-se com outras linguagens artísticas.

Poema visual
Além disso, no centro do poema, há um círculo vermelho que, no fundo branco, remete à bandeira do Japão, local para onde o eu lírico diz que irá fugir. Esse círculo também parece ser a cabeça do eu poético.

A frase sugere que há algo mais, algo desconhecido e que desperta a curiosidade, e convida o leitor a refletir sobre o que pode estar oculto além do que é visível.

Ao finalizar sua intervenção na palestra A violência contra a mulher que teve lugar na passada sexta-feira em Natal (RN), a ex delegada da Delegacia da Mulher da capital potiguar, Rossana Pinheiro, leu este poema de autor desconhecido dedicado a todas as mulheres assassinadas do Rio Grande do Norte. Hoje recebi flores!

Os poetas digitais utilizam uma variedade de técnicas para criar poesia, incluindo animação, vídeo, som, hipertexto, realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

A poesia digital é um convite a leituras diversas, a significações variadas, cabendo ao leitor construir significados.

Resposta verificada por especialistas. No poema "O trem de ferro" é possível observar a rotina de uma viagem de trem, em que as pessoas tomam café da manhã, se relacionando com a frase "O trem tomava café".

b) A repetição da palavra "zum" pode indicar a presença constante das abelhas, bem como a intensidade do zumbido que se torna um som constante.

Como surgiram os poemas? O poema surgiu da necessidade inata do indivíduo de se expressar. Contar a outrem seus anseios, desejos e súplicas. Reverenciar heróis, narrar histórias através dos versos e da musicalidade.

O público alvo são as pessoas em geral. Mostrar pra elas que acima de tudo poesia é bastante divertido, legal, dinâmico, seduzindo novos públicos e formando plateia.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.