O que quer dizer a parábola de Jotão?

Perguntado por: egeraldes8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

-Tema: VIDA CRISTÃ -Introdução: A parábola de Jotão conta sobre quatro árvores que foram convidadas para reinar sobe a floresta. Ensina sobre as escolhas que fazemos e oportunidades que perdemos. Às vezes deixamos de 'reinar' para viver para nós mesmos conformando com o pouco que temos.

Espinheiro não produz alimento, não gera sombra, mas apenas espinhos que sacrificam o povo no altar do mercado idolatrado. A fábula do espinheiro, texto bíblico de Juízes 9,8-15, é uma fábula popular com veemente crítica ao poder político centralizado.

No livro de Juízes, capítulo 9, versículos 7 a 21, temos uma interessante fábula, uma das poucas encontradas na Bíblia, que foi contada por Jotão aos cidadãos de Siquém.

Conseguiu se impor militarmente contra os amonitas, que passaram a pagar a Jotão tributos anuais em trigo, cevada e prata. Com a morte de Jotão, seu filho Acaz começou a reinar em Jerusalém.

Samuel

O último juiz do povo hebreu foi Samuel, e o primeiro dos profetas registados na história do seu povo.

Filho de Azarias, rei de Judá. Jotão governou, como regente, durante vinte e cinco anos, por causa da doença de seu pai, que era leproso, subindo ao trono depois desse período de tempo. Foi rei e homem de retidão, embora não tivesse abolido os lugares altos da idolatria.

Você tem deixado o espinheiro reinar, quando deixa de ser a Igreja oliveira, figueira e videira. “Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme” (Provérbios 29:2).

Árvores tornam a vida possível. Eles fornecem sombra, beleza e inúmeros outros presentes, desde os pneus em nossos carros até a aspirina em nossos armários de remédios. Mas além de atender as necessidades físicas, as árvores também podem ensinar lições espirituais.

A fruta do espinheiro marítimo, que nasce em abundância na região costeira da Escócia, pode ser considerada a próxima superfruta por ter uma grande quantidade de nutrientes que fazem bem à saúde.

As árvores estão no paraíso de Deus. Em Apocalipse 22, ficamos sabendo que a árvore da vida frutifica 12 vezes por ano e que suas folhas são para a cura das nações. Há muitas árvores com poderes de cura à nossa disposição agora, o que é um sinal da providência de Deus para nós.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2.

A Parábola da Dracma Perdida fala sobre a forma como Deus busca o pecador perdido e se alegra com seu arrependimento. Essa parábola contada por Jesus está registrada em Lucas 15:8-10. Nela, Jesus retratou o empenho de uma mulher que, ao perder uma de suas dez dracmas, diligentemente se põe a procurar a dracma perdida.

Sábios religiosos e figuras carismáticas, que o povo considerava dotados de um dom divino de revelação; pregaram durante o período da monarquia até um século após a destruição de Jerusalém (586 AC).

rei Acaz

O rei Acaz queimou seus filhos, jogando-os nos braços ardentes da estátua de ferro de Moloque que se tornava vermelho por causa da alta temperatura.