O que quer dizer a palavra virtuosa?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

1 Que tem o hábito de praticar o bem; que tem virtudes. 2 Cuja inspiração é pautada pela virtude.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Ser virtuoso é sinônimo de ser alguém com uma boa essência, um indivíduo que realiza boas ações motivadas por sua índole. Contudo, nem todo mundo conhece o significado dessa palavra e compreende o real impacto que ela possui para o homem.

A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações. A boa ação é a ação virtuosa, que contém em si a virtude, está relacionada com o domínio dos impulsos e desejos egoístas em prol do respeito à vida em sociedade (vida coletiva).

Virtude, no ponto de vista de modalidade de comportamento, faz com que as pessoas e suas ações possam se qualificar como boas. Agir de maneira virtuosa, significa realizar o verdadeiro significado da vida; é cultivar, nutrir o nosso mais profundo ser que está destinado a união eterna com Deus.

Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

A virtude da Fé é própria dos viajantes e peregrinos. Assim são chamados os que ainda vivem neste mundo, onde temos por obrigação trabalhar para alcançar a Pátria verdadeira, no Céu. A Fé, sendo um conhecimento obscuro de Deus, nos faz conhecer com um véu impedindo a visão total.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Na Ética a Nicômaco, Aristóteles enumera três condições para que um ato seja virtuoso, a saber: primeiro, o homem deve ter consciência da justiça de seu ato; segundo, a vontade deve agir motivada pela própria ação; terceiro, deve-se agir com inabalável certeza da justeza do ato.

Uma pessoa virtuosa vai dar assistência aos amigos que precisam, vai estacionar na vaga correta, vai tentar ter empatia pela as outras pessoas e também vai ser uma pessoa boa para as que convivem.

Avaliação mais destacada Pontos positivos de trabalhar nesta empresa. Conhecida no mercado de trabalho, ótimo meio de aprendizado, muito completa em questão de aparelhos. Buscam sempre atender o cliente da melhor forma possível. Sao um pouco inesperientes na area em que atuam , passando insegurança a equipe .

Uma pessoa virtuosa é aquela que realiza o bem de acordo com suas inclinações mais íntimas. É ser e agir sempre direcionado ao que é bom e justo. A palavra virtude diz de excelência ou perfeição moral. Os virtuosos são aqueles que evitam o mal e conduzem sua vida na busca dos verdadeiros valores.

A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

Para realizarmos o exercício continuado para praticar as virtudes somos convidados a estar dispostos a superar tudo aquilo que nos leva a fugir de nós mesmos e a responsabilizar os outros ou a vida pelas nossas dificuldades ou pela nossa infelicidade.

“As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade”.

Para ser uma namorada melhor, um bom começo é incentivá-lo a fazer as coisas que gosta e ser positiva.

  1. Um bom exemplo é não ficar brava se ele quiser tempo para praticar um hobby do qual gosta muito.
  2. Seja a tiete dele (com bom senso, é claro). Quando ele for bem-sucedido em algo, tome a iniciativa de comemorar.

Hoje, ao fazer minha meditação diária, reencontrei essas virtudes registradas em I Tessalonicenses 1:3, que diz: “Lembrando-nos, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo”.

As virtudes nos ajudam a andar, passo a passo, no caminho da perfeição. Os Dons trazem imediatamente a perfeição para dentro de nós. As virtudes nos levam a melhor trabalhar na busca da perfeição. Os Dons nos trazem o repouso de quem já alcançou a perfeição (naquela ação).

Enquanto a virtude, que vem da palavra em latim virtus, que quer dizer força, exige de nós uma posição mais ativa para conquistá-las, ou seja, uma prática atenta e constante, o dom é muito mais um movimento do próprio Deus, que os infunde em nós.

A caridade é a maior de todas as virtudes. Após citar inúmeros dons e virtudes, o apóstolo Paulo diz: “ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12,31). Esse caminho, método ou dom que supera em muito todos os outros se chama caridade.

A virtudes morais são aquelas que até os pagãos podem adquirir. Elas são hábitos bons, por conta da repetição de valores. Os hábitos bons diminuem as resistências de nossa má natureza, para agir bem diante das situações do dia a dia. Eles tornam dóceis as faculdades, as aperfeiçoam no seu exercício.