O que quer dizer a palavra Vectra?

Perguntado por: grebelo . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Vectra (Chevrolet): nome selecionado por um computador para obter palavras fictícias que lembrassem a palavra alemã “vector”. Voyage (Volkswagen): viagem, em francês. Restou alguma dúvida?

Num golpe infeliz de marketing, a Chevrolet decidiu rebatizá-lo como Vectra para ter um veículo de porte capaz de suceder o verdadeiro, belo e mais avançado Vectra fabricado até 2006. Mas essa distorção tem data para acabar: a GM encerrará a produção do Vectra sedã e do GT, hatch, em junho.

O Vectra surgiu como um projeto da Opel, então braço europeu da General Motors – hoje, nas mãos do Grupo Stellantis. Foi lançado no continente em 1988 para substituir o Ascona, modelo que deu origem ao nosso Monza. Além da versão sedã mais conhecida por nós, tinha uma variante hatch.

Chevrolet Vectra – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Significado de Cruze
Cruze vem do verbo cruzar. O mesmo que: passe, transponha, atravesse, encruze, galgue, terce.

FIORINO: é o nome da moeda de ouro cunhada na região de Florença no século XIII. BRAVA: em italiano significa “competente”, que tem louvor.

A empresa foi comprada pela General Motors em 1918 e se destinou a competir com a Ford. Aparentemente esse sobrenome se liga à palavra francesa chèvre, “cabra”, que originou diversas variantes como Chévreaux, Chevrollier, Chevron.

“É muito comum vermos os Vectras mais rodados com fortes ruídos na parte superior do motor, relacionados ao desgaste prematuro dos tuchos e cames do comando de válvulas”, comenta o engenheiro mecânico e conselheiro editorial Paulo Aguiar da Engin Engenharia Automotiva.

O Vectra durou até 2011, quando foi descontinuado para dar lugar à primeira geração do Cruze . O modelo novo foi muito criticado pela simplicidade, mas vendeu consideravelmente por estrear uma nova linguagem de design na Chevrolet.

Trata-se do Insignia, sucessor direto do Vectra vendido no Brasil pela Chevrolet, agora em configuração esportiva GSi, mesmo nome usado por aqui no sedã, no Astra e também no Corsa.

GL – Gran Luxe (grande luxo). GLS – Gran Luxe Super (grande luxo super). GLX – Gran Luxe Extra (grande luxo extra).

LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Continua como opção topo de linha de alguns modelos.

Diante de um cenário tão negativo, muitos temiam que o fim da produção poderia ocorrer ainda neste ano. De qualquer modo, ao menos em 2023, o Chevrolet Cruze seguirá vivo.

“Ecotec é o nome que damos a todos os motores de alto desempenho da marca, que atingem alta eficiência energética. É uma gama top em tecnologia em termos mundiais”, complementa.

A sigla F.I.A.T. significa Fabbrica Italiana Automobili Torino, mas o nome FIAT significa infinitamente mais. Fundada em 1899, ao longo dos anos, a empresa sediada em Turim tornou-se um símbolo da Itália criativa e tecnológica, transformando a sua história da Itália e mobilidade global para sempre.

A versão antiga foi produzida até dezembro de 2013 sendo vendida como Fiat Mille nome adotado inicialmente em 1990, quando adotou um motor com menos de 1 000 cc no Brasil. O nome é uma referência ao número um em italiano.

FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino ("Fábrica Italiana Automobilística de Turim" em português), mas também pode significar "faça-se" em Latim.

O nome Meriva tem origem judaica e está até mesmo presente no Torá, livro sagrado dos judeus. No entanto a General Motors diz que na verdade é apenas uma sigla, criada pela própria Chevrolet, marca da General Motors. O nome, então, é uma junção aleatória de letras feitas pelo computador e sem significado algum.

A Meriva é uma minivan compacta fabricada pela Chevrolet no Brasil, pela Vauxhall no Reino Unido e Opel no resto do mundo, ambas então subsidiárias da General Motors. Produzida a partir da mesma plataforma do Opel Corsa pela General Motors do Brasil e Opel, foi lançada na América e na Europa em 2002.

Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. A empresa foi fundada em 1937 pelo governo da época como Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, ou “sociedade para a preparação do carro do povo alemão”.

E mais: apesar de não ter o maior motor do mercado, o Vectra GSi passa a ser o automóvel nacional mais rápido nas acelerações.