O que quer dizer a palavra Tamuz?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

substantivo masculino Mês com 29 dias, que é o décimo do calendário israelita. Etimologia (origem da palavra tamuz). Do hebraico tammuz.

Tamuz se tornou um caçador, assim como Ninrode. Ele foi morto por um javali e, com sua morte, Semíramis anunciou que Tamuz havia subido até seu pai, o deus-Sol, e deveria ser adorado.

Tamuz é o mês do pecado do bezerro de ouro, que resultou na quebra das Tábuas. Naquele mesmo dia, 17 de Tamuz, têm início o período de três semanas (terminando a 9 de Av) que assinala a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém.

Tamuz originalmente um deus sumeriano, chamado de Dumuzi , marido da deusa babilônica Istar, os quais a Wikipédia assim os descreve “.. Tamuz acaba por se tornar um deus, estando associado à vegetação e à agricultura, porquanto é um deus que morreu jovem e ressuscitou no ano seguinte” e no último parágrafo “...

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal. Antes de morrer foi o pastor do rei de Uruk, cargo de importância. Podia também ser conhecido como Damuzi ou Dumuzi e era marido (ou amante) de Ishtar.

Tamuz foi apresentado a todos como a reencarnação de Ninrod. A veneração a Semiramis e Tamuz se espalhou para diversos países do mundo da época, tendo-se as famílias espalhado pela confusão das línguas. Em muitos lugares do mundo os povos adoravam uma mãe com seu filho nos braços, bem antes do nascimento de JESUS.

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Ezequiel 8 relata a iniqüidade do povo de Jerusalém, inclusive seus líderes religiosos. Ezequiel 9 relata que o Senhor fez com que o mensageiro angelical “marcasse” os justos a fim de protegê-los da destruição (como na Páscoa no Egito). Ezequiel 10 deixa claro que o Senhor permitiu a destruição de Jerusalém.

Aurora conta para a família que Tamuz é filho de Belarmino.

Semíramis é o provável nome grego de Sammu-Ramat rainha da Assíria, fundadora de várias cidades (inclusive Babilônia) e que teve relações incestuosas com seu filho.

Menones

Semíramis casou-se com Ones ou Menones, um dos generais do rei Ninus.

Chorar por Tamuz era uma lamentação ritual pelo deus mesopotâmico.

O pórtico de Salomão (Jo 10:23; Atos 3:11; 5:12) era uma colunata ou clausro provavelmente, no lado leste do templo. Não é mencionado em conexão com o primeiro templo, mas Josefo menciona um alpendre, assim chamado, no templo de Herodes.

Estamos no quarto mês do calendário cabalístico, Câncer (Tamuz, em hebraico). É um signo de água, relacionado à sephira de Malchut, que nos liga ao mundo da manifestação e também da ilusão da realidade física da matéria.

O povo judeu conta os anos a partir da data da criação do mundo, segundo um dos livros sagrados, o Gênesis, em 3761 antes da era vulgar.

Segue aqui a relação das tribos, meses e signos. O mês de Nissan, cujo símbolo é Áries (carneiro), representa a tribo de Yehudá, que é a dinastia que gerou o rei David.

Ninrode e Semíramis
Mas, segundo a tradição judaica, Semíramis era mãe de Ninrode e posteriormente se casaram. Ainda segundo relatos de historiadores, Semíramis fundou várias cidades incluindo a própria Babilônia, estando assim associada à construção da Torre de Babel.

Ezequiel 8.1: Ezequiel é levado em visão ao Templo
Ezequiel estava em sua casa quando os anciãos de Judá vieram ter com ele. É importante lembrar que o ministério externo de Ezequiel ainda era limitado, por isso, era preciso que os anciãos da comunidade viessem até ele.

Continuar lendo De quem Tamuz era filho?