O que quer dizer a palavra Tamar?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

O Projeto TAMAR, criado em 1980, realiza o manejo, conservação e pesquisa das tartarugas marinhas, além de educação ambiental e ações na busca do desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua.

A parceria da Petrobras com a Fundação Projeto Tamar começou com ações pontuais de doação de combustível para os veículos de apoio ao trabalho e se tornou o primeiro projeto ambiental patrocinado, em 1982, quando a empresa ainda não tinha um programa estruturado como o Programa Petrobras Socioambiental.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Sem chance de melhorar de vida, ela teve a ideia de engravidar de Judá para reconquistar seu lugar na família do veterano. Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia.

Tamar, que engravidou de Judá, seu sogro; Raabe, a prostituta cananéia; Rute, que seduziu a Boaz; Betsabéia, a mulher de Urias que, antes de tornar-se esposa, foi amante do rei Davi; e, finalmente, Maria, a virgem que engravida por obra do Espírito Santo.

Tamar foi a nora de Judá, filho de Jacó. A história de Tamar ficou conhecida na Bíblia principalmente pela trama envolvendo o relacionamento com seu sogro, e por ter gerado o neto de Jacó que deu origem à linhagem de Davi e também do Senhor Jesus Cristo (Gênesis 38). O nome Tamar significa “palmeira”.

A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

Hoje, a Fundação Projeto Tamar possui seis Centros de Visitantes em Fernando de Noronha/PE, Aracaju/SE, Praia do Forte/BA, Vitória/ES, Ubatuba/SP e Florianópolis/SC.

São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.

Os dados apontam para mais de 26 mil ninhos protegidos, gerando mais de 2 milhões de filhotes que chegaram ao mar em segurança. Destaque para o aumento, em relação à temporada anterior, de 31% do número de desovas de tartaruga-oliva, a espécie que mais se reproduz no litoral de Sergipe.

As últimas quatro décadas de trabalho pela conservação resultaram em um marco histórico protagonizado pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar com o apoio da sociedade brasileira: 40 milhões de tartarugas marinhas - entre filhotes, juvenis e adultas - foram protegidas e ganharam os mares.

A tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga gigante, pode chegar a pesar 800kg. A costa do Espírito Santo é o único local de desova desta espécie no Brasil.

Existem duas mulheres significativas chamadas “Tamar” na Bíblia. Ambas aparecem no Antigo Testamento. Uma é filha do rei Davi. E a outra, nora de Judá, deu à luz um filho na linha genealógica de Jesus.