O que quer dizer a palavra tabu?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O termo tabu (tapu) é oriundo da língua da polinésia, que significa algo sagrado, especial, proibido, perigoso ou pouco limpo. Os tabus são criados pela sociedade através dos padrões morais e convenções sociais impostas e por isso, pode ser diferente de uma cultura para outra.

Morte como tabu social: desapego do conceito negativo
A morte é tão natural quanto o nascimento. É um ciclo pelo qual todo ser vivo passa. É considerada um tabu social porque muita gente não quer falar sobre ela. Entre os principais motivos estão medo, tristeza e perda.

O que é tabu varia conforme o contexto social analisado. Isso acontece porque existe uma forte influência de fatores culturais, históricos e sociais na categorização de temas, atividades e comportamentos vistos de forma pejorativa em dada sociedade.

A palavra tabu é aplicada indiferentemente, tanto a pessoas ou a coisas: os nativos são tabus, a baía é tabu etc. Essa palavra também expressa qualquer coisa sagrada, devota ou eminente.

Dicas pra quebrar tabus e ousar no dia a dia

  1. 1 – Deixa julgarem, mas não deixa de ousar e buscar aquilo que te faz bem/feliz. Mulheres são julgadas o tempo todo. ...
  2. 2 – Esqueça o lugar comum. ...
  3. 3 – Ouça as minas.
  4. Siga a Youse nas redes sociais:

Significado de Fabulação
substantivo feminino Ação de fabular, de substituir a verdadeira realidade por uma aventura imaginária que serve para um conto ou novela.

Apesar de ser um aspecto intrínseco à vida, a morte é ainda um dos principais tabus nas sociedades modernas. O tema, considerado bastante delicado, chega a ser evitado nas rodas de conversas da maioria dos brasileiros.

Já a palavra "tabu", significa uma "ação, objeto, pessoa e/ou lugar proibidos por uma lei ou cultura", isto é, uma "proibição que leva alguém a não fazer alguma coisa por medo de castigo divino ou sobrenatural". (TABU, 2020, on-line). Segundo Freud ([1912-1913] 2012, p.

Esse último tipo de medo, que possui uma raiz mais profunda e muitas vezes inconsciente, é um sentimento que está sempre projetado no futuro, pois é fruto de algo que desejamos impedir, causando sofrimento por algo que não está enraizado na realidade, mas dentro de nós mesmos.

Palavra tabu é uma palavra que não deve ser dita. Há algum tempo as pessoas tinham tanto medo daquela doença que nem falavam o nome dela (câncer). Em espanhol existe a palavra azar, mas os falantes de espanhol não a usam de jeito nenhum, eles falam má sorte.

Vale salientar que, tabu, na verdade, é a proibição de algo. Já na pergunta “O que você acha que é 'mito?”, notou-se que a maioria dos entrevistados sabia qual era o significado de “mito”, pois assinalaram a alternativa correta (“Mito' é algo utilizado para estabelecer fatos sem explicação”).

O termo foi primeiramente registrado pelo capitão James Cook durante sua visita a Tonga em 1771. Foi, então introduzido na língua inglesa, difundindo-se posteriormente para outras línguas.

O tabu possui basicamente três objetivos claros: Manter o temor no sobrenatural, a medida que reforça a ideia de castigo. Unir os membros de um grupo social, separando-os de outros e ampliando a solidariedade do grupo; Ser elemento básico de controle social: impões certas restrições em determinadas circunstâncias.

Isso porque a ideia de dinheiro está associada ao desconforto e à insegurança na maioria das vezes. Falar sobre dinheiro também implica em educação financeira. Não necessariamente comentar uma questão pessoal, mas discutir formas de lidar melhor com a vida financeira.