O que quer dizer a palavra sugestivo em um exame?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sugestivo: do Lat. suggestu adj., que sugere; que provoca a associação mental; insinuante; atraente.

Face à importância de tal documento, decidiu-se que nele não deveria constar a figura da H.D. (hipótese diagnóstica), embora comum na área médica, ou seja, um diagnóstico baseado numa hipótese que poderá ou não ser confirmado.

É o que permite a construção de um raciocínio lógico para identificar uma doença ou descartar uma suspeita com agilidade, prosseguindo com a investigação rumo a um diagnóstico preciso. Nas próximas linhas, falo mais sobre o conceito, importância e exemplos de hipótese diagnóstica para simplificar a prática clínica.

4 sinônimos de sugestivo para 1 sentido da palavra sugestivo: 1 insinuante, atraente, fascinante, sedutor.

Um quadro clínico refere-se ao conjunto de sintomas, sinais, histórico médico e resultados de exames que um paciente apresenta durante uma consulta médica.

Continue a leitura e conheça-os!

  1. Ultrassonografia. A ultrassonografia ou, simplesmente, ultrassom, é um tipo de exame que não utiliza radiação. ...
  2. Ecocardiograma bidimensional com doppler. ...
  3. Raio X contrastado. ...
  4. Tomografia computadorizada. ...
  5. Ressonância magnética. ...
  6. Angiografia por ressonância magnética. ...
  7. Cintilografia.

O que é diagnóstico por imagem? Diagnóstico por imagem é um campo que reúne diferentes exames não invasivos que registram imagens internas do organismo. Raio X, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassom e ressonância magnética são exemplos dessas técnicas.

Tipos de exames de imagem

  • Raio X.
  • Mamografia, ou radiografia das mamas.
  • Densitometria óssea.
  • Tomografia computadorizada.
  • Ultrassonografia.
  • Ressonância magnética.

Entre as informações contidas no laudo, podemos citar:

  1. motivo da solicitação do exame;
  2. nome completo do paciente;
  3. clínica e médico solicitante do exame;
  4. outras informações pertinentes do paciente (idade, peso);
  5. técnica utilizada para o exame;
  6. descrição detalhada do exame;
  7. hipótese / impressão diagnóstica.

O documento precisa estar escrito em letra legível para que não haja impedimentos no momento de verificar os dados. Conforme mencionado, é imprescindível informar a repercussão da doença no trabalho exercido pelo segurado, e não apenas o CID.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma das principais ferramentas epidemiológicas no dia-a-dia de um médico. Ela não só mostra quantas doenças existem, mas também quais são elas e as classifica, padroniza sua nomenclatura e cria um código para cada uma delas.

No discurso pedagógico, a avaliação diagnóstica tem sido também tratada como sinônimo de avaliação formativa. Nessa perspectiva, ela é entendida também como a avaliação que ocorre ao longo dos processos de ensino e aprendizagem, visando a sua regulação.

Alguns exemplos de como realizar avaliações diagnósticas são:

  • Provas e testes discursivos;
  • Provas e testes objetivos;
  • Perguntas e questionários;
  • Provas e testes orais;
  • debates informais.

As avaliações diagnósticas podem ser realizadas por meio de:
provas ou testes orais; simulados; avaliações on-line; perguntas e questionários.

Os nomes sugestivos são aqueles que trazem à mente a lembrança de algo. Por exemplo, a marca de cerveja Antártica, cujo produto é normalmente consumido gelado.

Sugerindo vem do verbo sugerir. O mesmo que: propondo, aconselhando, admoestando, alvitrando, inculcando, insinuando, instilando, insuflando, orientando.

sugerido adj. Proposto; que se insinuou sem dizer claramente: tópico sugerido; o aumento sugerido pelo prefeito não foi efetuado.

A doença estável é caracterizada pela ausência de alteração significativa do tamanho das lesões pré-existentes e também pelo não surgimento de novas lesões tumorais. Em alguns casos, pode ser considerado um bom sinal.

O relato deve conter dados demográficos (idade, peso, sexo, cor, ocupação), história clínica, exame físico e exames complementares em frases e parágrafos concatenados e completos, sem informações duvidosas ou soltas. Deve-se evitar incluir evolução diária e exames rotineiros normais.