O que quer dizer a palavra Samaria?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Samaria é o nome de uma província referenciada por diversas vezes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, situada no alto de um monte entre a Judeia e a Galileia. Atualmente, a região está situada na Palestina, entre Israel e a Cisjordânia, no Oriente Médio.

A cidade de Samaria, capital das dez tribos, era uma praça forte, semelhante à de Jerusalém. Estava situada a meio caminho do Jordão ao Mediterrâneo, ao oriente da planície de Sarom, no alto de um monte oblongo, alcantilado de uma parte, e facilmente protegido pela outra.

Samaria é um termo construído pelo hebraico shomron, nome da tribo shemer, que era proprietária do local e o vendeu ao Omri, que teria sido o sexto rei de Israel.

Os peregrinos que passavam pela Samaria eram muitas vezes assaltados. No entanto, Jesus decide, não só passar através deste território, mas também pedir hospitalidade numa de suas cidades. Revela-se, neste acontecimento, o coração generoso de Jesus. No entanto, sua oferta de amizade é recusada.

A esposa de Naamã tinha uma empregada que lhe falou do profeta Eliseu, que vivia em Samaria, em Israel. Eliseu era um sujeito capaz de trazer a cura para o general. E disse esta à sua senhora: antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria da sua lepra.

O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses. Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

A fundação e edificação de Samaria foi obra da poderosa dinastia Omri- da, que tem como fundador Omri, rei de Israel Norte, sucedido por Acabe e seus filhos Acazias e Jorão. Esta dinastia governou Israel Norte entre os anos 884-842 AEC, primeira metade do século 9º. (FINKELSTEIN, 2003, p. 234-235).

Não, este terceiro personagem, não judeu, não religioso, é que prestou socorro. O “bom” samaritano socorreu a vítima que bem podia ser um sacerdote, levita, grego, galileu, ou o próprio Jesus; e o fez definitivamente, levando-a a uma estalagem e se responsabilizando pelos custos.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó.

Transição: além de Jerusalém (nosso bairro, lugar mais próximo de nós), Judéia (cidades vizinhas) e Samaria (estados vizinhos), temos, como Igreja, de superar os limites e ser testemunha...

Continuar lendo Quem é Samaria hoje?