O que quer dizer a palavra Rosário?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A palavra Rosário quer dizer “coroa de rosas”. E o seu significado, na fé, é ainda mais belo que uma flor. Cada Ave Maria rezada, a simbologia católica explica que é uma rosa oferecida à Nossa Senhora. Portanto, com a oração do Rosário, Maria é coroada com rosas, como a rainha do céu e da terra.

“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.

São Domingos de Gusmão foi o fundador da Congregação dos Dominicanos que, sob a inspiração da própria Santíssima Virgem Maria, contribuiu, em plena Idade Média, no século XIII, para a formação e expansão da oração do Rosário.

“O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”. “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”. “O Santo Rosário é a melhor devoção do povo cristão”.

O Rosário é uma versão maior e que contempla todos os ministérios da vida de Jesus. Até 2002 ele continha 150 ave-marias, quando, por decisão do Papa São João Paulo II, passou a ter um ministério a mais e, com isso, 200 ave-marias.

O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.

É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”. É como se, a cada Ave-Maria que rezamos, oferecemos uma flor à Virgem Santíssima.

O Rosário, cujo significado é “coroa de rosas”, já passou por diversas alterações até atingir sua forma contemporânea. Atualmente, é composto por terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pais-Nossos.

O terço, portanto, é composto por 50 Ave-Marias, quer dizer, a terça parte das 150 Ave-Marias que compõem o rosário completo. Porém, hoje em dia, o rosário não conta mais com 150 Ave-Marias, mas com 200. Essa alteração se deu recentemente, no ano de 2002, pelo Papa São João Paulo II.

Um terço representa um objeto importante para o Catolicismo, uma vez que permitem que a pessoa reze conforme sua fé. Quando este objeto se quebra, algumas pessoas consideram que algo ruim está por vir, em virtude da importância do objeto associado a algo positivo e de valor.

O Rosário pode ser rezado sempre e em todo lugar. Às vezes, quando é rezado de joelhos ou peregrinando pode chegar a sentir um “desafio físico”.

Na imagem de Nossa Senhora do Rosário, Maria está sentada segurando o menino jesus com seu braço esquerda e segurando o rosário com a mão direita, demonstrando que quando oramos o rosário pedimos através de Maria a intercessão a seu filho Jesus Cristo.

Quando rezamos o Rosário, contemplamos os quatro mistérios existentes, na sequência. Assim, quando rezamos um Rosário, rezamos quatro Terços.

O rosário constava de 15 Pai nossos e 150 Ave Marias, lembrando os 150 salmos. Agora, são 20 Pai nossos e 200 Ave Marias, ao se incluírem os mistérios da luz. A palavra ROSÁRIO significa “coroa de rosas”.

Ela surgiu em frente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos que, inspirado pela Mãe de Deus, criou as agrupações de 50 Ave-Marias, conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou, também, o Pai-Nosso no início de cada dezena.

  • Mistérios do Rosário.
  • Mistérios Gozosos (Segundas-feiras)
  • Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas-feiras )
  • Mistérios Gloriosos (Quarta, Sábado e Domingo)
  • Mistérios da Luz ou Luminosos (Qunitas-feiras)