O que quer dizer a palavra repouso na Bíblia?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As palavras e expressões usadas na Bíblia para evocar “repouso em Deus”, referem-se não só a uma ausência de movimento, mas também a uma presença de segurança, a um fixar-se num determinado lugar, a uma experiência de paz interior, de vitória sobre os inimigos e de libertação.

Descansar em Deus é confiar em Deus e ter paz.
Descansar é estar seguro em Deus, largando a ansiedade. O descanso é uma bênção de Deus. Todos precisamos de descansar. Nosso corpo descansa quando dormimos, mas nossa alma descansa quando confiamos em Deus.

O descanso é uma dádiva de Deus e é parte do Seu plano final. Em Hebreus 4:9-11 lemos: “Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.

Salmos 4:8 ARA
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

O termo sabático vem do vocabulário hebraico também conhecido por Shemitá, que significa “libertação”, na tradução literal. O ano sabático é descrito no livro sagrado do povo judeu (Torá) como o período de descanso da terra, ou seja, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura.

Pode-se tratar de um repouso relativo (o corpo que não se move encontra-se em cima de outro, tendo este movimento) ou um repouso absoluto (o corpo não se mexe num espaço que também está estático).

O momento de descanso é justamente quando esse processo é realizado. "O repouso se define como a combinação de sono e tempo sem treinamento, como você dorme e passa o tempo sem treinar. A recuperação se refere às técnicas e ações para reparar o organismo do desgaste causado pelo exercício.

1 descansar, relaxar, desfadigar, pausar, folgar, resfolegar, respirar, repoisar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Tranquilizar, trazendo alívio: 2 tranquilizar, acalmar, sossegar, serenar, aliviar, aquietar.

6 E ele afará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e aespera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Mateus 11:28. Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Jesus diz que o melhor descanso se encontra Nele.

Descanso espiritual
É proporcionado quando nos sentimos conectados com algo maior e um profundo sentimento de pertencimento, amor, propósito e aceitação. Pode ser praticado em rituais religiosos, durante meditações ou fazendo trabalhos em sua comunidade.

Descansar o coração é dar tempo ao tempo, para encaminhar o que tem solução e acomodar o que acaba roubando a paz e até, muitas vezes, o sono.

Ele dá ao corpo a possibilidade de se regenerar e ajuda a curar. O repouso fortalece o sistema imunitário e pode acrescentar anos à sua vida. Se não dormir o suficiente, a energia para o dia-a-dia será tirada das suas reservas. Se isso acontecer habitualmente, é de esperar uma resistência mínima à doença e ao estresse.

Quem descansa nos braços do Senhor certamente recuperará as forças para enfrentar o amanhã com esperança e alegria. Boa noite! Quem descansa nos braços do Senhor certamente recuperará as forças para enfrentar o amanhã com esperança e alegria.

A frase: “Em paz me deito e logo pego no sono” fala sobre a confiança em Deus em qualquer situação. A presença protetora do Senhor garante que seus filhos possam descansar com tranquilidade, independentemente das circunstâncias.

8 Em apaz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

O Salmo 3, verso 5, diz assim: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta”. Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo.

Então sábado é o dia do Senhor para os católicos? Paulo explica que a Igreja Católica baseia a sua doutrina nas Escrituras Sagradas (Sola Scriptura), Tradição e Magistério. Por isso, o domingo é o dia do Senhor. “Até o nome domingo vem dessa experiência Pascal Dies Domini (Dia do Senhor).

Além do sábado semanal, o Senhor, em Sua misericórdia, prescreveu também um ano sabático; em cada sétimo ano, a terra deveria descansar, aumentando assim sua fertilidade.