O que quer dizer a palavra Pix?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

O governo Bolsonaro criou a Lei da liberdade econômica, desburocratizando as atividades econômicas e facilitando a abertura e o funcionamento de empresas, com redução recorde do tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil, passando para 23 horas, utilizando o sistema Balcão Único.

A

  • Auxílio Brasil.
  • Auxílio Emergencial.

Bolsonaro não criou o Pix, ao contrário do que diz post em rede social. Ferramenta foi lançada na atual gestão, mas começou a ser preparado no governo de Michel Temer. Além disso, Banco Central não sofre interferência do Executivo em seus projetos.

Chamado de Faster Payments, o sistema tem média de 7 milhões de transações diárias. Já nos Estados Unidos existem aplicativos que fazem transferências instantâneas, como o Venmo e o Zelle. Até 2023, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) disse que lançará o Fednow, no mesmo estilo do PIX no Brasil.

Chamado de FedNow, o “Pix americano” será a única tecnologia disponível integrada e garantida pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Por meio de políticas de distribuição de renda, do estímulo ao crédito, do aumento real do salário mínimo, da criação de empregos e também da ampliação do acesso à educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu algo inédito na história do Brasil: crescimento econômico com inclusão social.

Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Decreto nº 11.495, de 18 de abril de 2023. Lula criou o Conselho da Federação, colegiado formado por 18 integrantes, sendo 6 de cada esfera do Poder Executivo (federal, estadual e municipal).

Entre os programas reciclados estão Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos. Todos têm apenas incrementos em relação às versões anteriores. O Bolsa Família, por exemplo, pagava, em média, R$ 187 em 2021. Atualmente, o benefício é de R$ 600.

Os feitos de maior destaque em quase 3 anos de governo são a aprovação da reforma da Previdência, da autonomia do Banco Central e os avanços nas privatizações –mesmo que este último tenha vindo bem depois do previsto pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

Às vésperas da posse presidencial, a nova pesquisa divulgada pelo Datafolha apontou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país de 2003 a 2010, é considerado o melhor governante da história do país para 37% dos entrevistados.

No plano social, o novo governo precisa aprovar no Congresso a Medida Provisória (MP) 1.155/2023, que trata dos valores pagos à população mais pobre por meio do Auxílio Brasil e do Programa Auxílio Gás. Em breve, Lula deve anunciar uma reformulação das regras do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

A inspiração veio da startup Zelle, que nos EUA, lançou uma plataforma de transferências rápidas em 2016. Assim, o desenvolvimento do PIX começou em 2018, com a portaria n° 97.909, em maio. O objetivo era criar um sistema similar ao da startup.

Todos os bancos digitais, como Nubank e Inter, não cobram tarifa no Pix. Além deles, o único, entre os grandes bancos, que não cobra taxa no Pix é a Caixa Econômica Federal. Como a decisão de realizar a cobrança é feita pelos bancos, esses bancos optaram por não cobrar taxas de transferência no Pix.

O PIX já chegou a ser chamado de “a nova jabuticaba brasileira”. Na verdade, o pagamento instantâneo não é uma novidade genuinamente nacional, e já existe em mais de 50 países, com variações.