O que quer dizer a palavra PEA?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

A População Economicamente Ativa (PEA) é um conceito adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para se referir a pessoas de 10 a 65 anos classificadas como ocupadas ou desocupadas.

A População Economicamente Ativa (PEA) é formada pela população trabalhadora com idade entre 10 e 65 anos (no Brasil) que recebem remuneração salarial pela venda de sua força de trabalho, incluindo também as pessoas que estejam temporariamente desempregadas.

A população economicamente ativa (PEA) está distribuída em três setores da economia, que definem grupos de diferentes tipos de atividades. São eles: Setor Primário, Setor Secundário e Setor Terciário.

Cálculo: A PEA é obtida pela soma da população ocupada e desocupada com 16 anos ou mais de idade.

O Projeto Especial de Ação – PEA, elaborado pelas Unidades Educacionais – UEs, da RME, expressa as prioridades estabelecidas no Currículo da Cidade e no Projeto Político-Pedagógico, objetivando o aprimoramento das práticas educativas e a melhoria da qualidade da educação.

A principal utilidade das informações sobre a População Economicamente Ativa é a obtenção de dados sobre o real nível de desemprego existente no país, ou seja, aquele que envolve o grupo de pessoas que possui condições de trabalho, mas não consegue emprego.

O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) oferece uma proposta pedagógica alinhada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, abordando questões que afetam a vida das pessoas, como explica o arquiteto e urbanista Marcelo Nonato, diretor da Olhar Cidadão, consultoria responsável pelo desenvolvimento do Programa.

O PEI é o grupo da População Economicamente Inativa. Eles não possuem idade oficial para trabalhar e, por esse motivo, não podem exercer atividade remunerada. Fazem parte desse grupo os estudantes, pré-aposentados, aposentados e aqueles com alguma deficiência permanente.

Resposta verificada por especialistas. População Economicamente Ativa (PEA) compreende a todas as pessoas que trabalham e produzem renda ativa seja por meio de trabalho formal ou informal. Assim sendo, População Economicamente Inativa (PEI) compreende a pessoas que não trabalham e não produzem renda ativa.

Setor primário, setor secundário e o setor terciário são os três setores da economia. Todo país possui uma população economicamente ativa (PEA) e uma população economicamente inativa (PEI). A PEA corresponde às pessoas que trabalham e possuem vínculo empregatício ou que estão procurando trabalho.

O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil. Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. Essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego.

No presente momento, a PEA está distribuída aproximadamente da seguinte forma no Brasil segundo o IBGE:

  • 20% no setor primário;
  • 21% no setor secundário;
  • 59% no setor terciário.

Assim, a maior parte da população encontra emprego somente no setor de serviço e comércio. A PEA de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já se encontra concentrada em 70% no setor terciário.

A população ativa inclui a população em idade ativa (16 a 89 anos) que está empregada ou desempregada. Não inclui o a população inativa que engloba os estudantes, os reformados ou os designados "desencorajados", isto é aqueles que não procuram efetivamente emprego.

O PEA tem o objetivo de possibilitar para a comunidade lindeira e aos colaboradores da obra o entendimento dos objetivos e justificativas do empreendimento; o acompanhamento, a compreensão e apoio no conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante sua implantação.

Reorganiza o Projeto Especial de Ação – PEA elaborado pelas unidades educacionais da rede municipal de ensino e dá outras providências.