O que quer dizer a palavra parábola?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).

Seu ancestral mais antigo é um termo grego de retórica, parabolé, que o latim adotou como parabola e que queria dizer “comparação, símile”.

É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: 'Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível.

A parábola é um tipo de comparação, pois se utiliza de imagens da realidade para expressar uma outra realidade mais profunda. Quando Jesus usa esse recurso, é porque quer explicar algo, ele quer ir além daquilo que as imagens por Ele apresentadas evocam.

1 metáfora, símbolo, representação. 2 alegoria.

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

a 1º parábola contada e explicada por Jesus foi a" Parábola do Semeador" !

1 – A parábola é uma curva que possui um ponto mais alto chamado vértice, isto é, qualquer outro ponto da curva tem uma coordenada y inferior à coordenada y do vértice. Como as parábolas possuem duas “pernas”, nesse caso, elas apontam para baixo. Assim, a concavidade dessa parábola é voltada para baixo.

O termo hebraico mashal, traduzido comumente por “parábola” provém da raiz m. sh. l., que significa: 1) comparar; 2) contar um mashal, uma parábola; 3) governar.

Parábolas encontradas em três Evangelhos: A candeia debaixo do alqueire (Mateus 5:15 – Marcos 4:21 – Lucas 8:16). Remendo de pano novo (Mateus 9:16; Marcos 2:21; Lucas 5:36). Vinho novo em odres velhos (Mateus 9:17; Marcos 2:22; Lucas 5:37,38).

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

Pitágoras

História - relacionando a parábola com as cônicas -
Os termos elipse, hipérbole e parábola foram utilizados por Pitágoras, e seus seguidores, por volta de 540 a.C, porém, com um enfoque diferente do uso atual.

Nos Evangelhos sinópticos, as parábolas e ditos parabólicos proferidos por Jesus somam em torno de 40, ou seja, representam a terça parte de todas as palavras dele que foram registradas nas quatro biografias, de acordo com alguns estudiosos, tornando as parábolas uma importante característica do discurso de Jesus.

Parábolas. Mateus 13 consiste basicamente de sete parábolas e seis delas se iniciam com a frase "O reino dos céus é semelhante..." (a exceção é a Parábola do Semeador).

Mateus 13. Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Tipos de parábolas
Vamos classificar as parábolas com relação a se eles são horizontais, verticais e se se abrem para a direita ou para a esquerda, colocaremos sua representação gráfica das parábolas e suas respectivas equações.

A parábola do semeador nos adverte a respeito das circunstâncias e atitudes que podem impedir qualquer pessoa que tenha recebido a semente da mensagem do evangelho de produzir uma boa colheita.

Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F. Considerando-se um ponto F e uma reta r no plano, o conjunto que contém todos os pontos cuja distância até F é igual à distância até r é chamado parábola.

A equação de uma parábola é y = ax2+ bx + c. Também pode ser escrita na forma y = a(x – h)2 + k, mas vamos nos concentrar na primeira forma da equação neste exemplo. Se o a na equação é positivo, então a parábola tem concavidade para cima, forma de "U", e um ponto mínimo.

Continuar lendo Quando é uma parábola?