O que quer dizer a palavra outorgada?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

1. Que se outorgou ou se concedeu (ex.: a procuração define os poderes outorgados; enumerou as vantagens outorgadas). 2. [ Direito ] Pessoa a quem se outorga ou concede algo (ex.: falecendo o outorgado, o direito é transferido aos seus herdeiros legais).

Primeiramente, outorgado é um termo jurídico utilizado no direito processual para se referir à pessoa que recebe poderes de outra pessoa. Nesse sentido, é muito comum ele ser um advogado que recebe do outorgante os poderes para tomar decisões em um processo.

Outorgante é o interveniente como interessado com escritura pública, contrato-promessa, ou qualquer outro tipo de contrato. Outorgante é aquele que concede a escritura, e outorgado é quem recebe. Quando uma pessoa faz uma procuração, ela outorga poderes para alguém exercê-los em seu nome.

O outorgado é uma pessoa que se beneficia de uma outorga. Outorgado é o termo utilizado para designar uma pessoa que recebe de outra um direito, uma autorização ou o poder de decidir em seu nome ou de a representar em determinada situação.

Outorgante é a pessoa que está transferindo os poderes a alguém para agir em seu nome. Já o outorgado é quem recebe esta autonomia para executar uma ação.

Não é raro vermos casos onde pessoas outorgam (passam) procuração com poderes amplos, gerais e irrestritos. Isto é um perigo. Um cheque em branco na mão do procurador que pode até mesmo dissipar os bens do outorgante.

É comum que se diga que é através da procuração que uma pessoa “outorga de poderes” à outra (outorgado). Quem passa (assina) a procuração é chamado de OUTORGANTE, MANDANTE ou REPRESENTADO. Quem recebe a procuração é chamado de OUTORGADO, MANDATÁRIO, PROCURADOR ou REPRESENTANTE.

Essa concessão de poderes pode ser para uma questão específica ou para uma representação geral. Para que a outorga seja válida o outorgado (quem recebeu os poderes) precisa ter em mãos a procuração em que a pessoa lhe concede os poderes.

Identificação do outorgado: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, números de identidade e CPF, residência; Indicação e descrição dos poderes: o que o outorgante autoriza que o outorgado faça em seu nome, da forma mais detalhada possível; Local e data; Assinatura do outorgante.

Somente o outorgante assina a procuração.
Nos casos de procuração de Pessoa Jurídica será aquele autorizado no contrato social ou estatuto e ata da assembleia. Em relação a validade, dependerá de alguns fatores.

  1. Outorgante (paciente) nome do representado, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, residente e. domiciliado.
  2. Outorgado (representante legal) nome do representante, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF., residente e. ...
  3. Poderes. Por meio do presente instrumento de procuração, o Outorgante confere ao Outorgado,

É um documento escrito, em que uma pessoa dá autorização formal para que outra pessoa seja sua representante em um ou mais atos. O procurador, que agirá em nome de quem conferiu a procuração, também é chamado de outorgado, enquanto o representado também se denomina outorgante.

A procuração passada é para uma só pessoa ou pode ter várias pessoas para representar em assembléia, ou seja, quando um não puder o outo pode e assim por diante .

Para fazer uma procuração, você precisará informar uma série de dados do outorgante e do outorgado, como nome, endereço, profissão, nacionalidade, número de documento, entre outros. Depois, deve especificar o objetivo da procuração e quais são exatamente os poderes outorgados.

Podem receber procuração todas as pessoas capazes. Também pode ser procurador a pessoa maior de dezesseis (16) anos e menor de dezoito (18) anos, mas, neste caso, o outorgante não tem, como regra, direito de ação contra eles em caso de má gestão.

A procuração pode ter mais de um outorgante (representado) e mais de um outorgado (representante/procurador/advogado).

Significado de Outorgada
Etimologia (origem da palavra outorgada). Feminino de outorgado, particípio de outorgar.

O artigo 689 do Código Civil mantém a validade de atos praticados com base em uma procuração quando as pessoas que tiveram contato com o procurador (por exemplo, uma agência bancária) não sabiam do falecimento. É isso. A regra é que a procuração de pessoa morta não produz mais efeitos.