O que quer dizer a palavra Órion?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Orion: Significa "fronteira, "limite" ou "luz dos céus", "luz do paraíso". Esse nome tem o significado incerto, possivelmente surge a partir do grego horion, que significa "fronteira, "limite". Também pode ter tido origem com o acadiano uru-anna, que significa "luz dos céus", "luz do paraíso".

O nome vem da mitologia grega, segundo a qual o caçador Órion foi morto acidentalmente por sua amada, que, ao perceber o engano, o colocou em uma constelação para que não fosse esquecido.

Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão.

Orion é uma das constelações mais visíveis do céu na Terra. Consequentemente, ela sempre esteve presente em diversas mitologias e histórias. Por exemplo na mitologia grega, pois nela Orion era um caçador gigante que foi colocado nas estrelas por Zeus após sua morte. Neste mito, Orion era o filho de Poseidon.

A constelação contém cerca de 80 estrelas, sendo que duas delas estão entre as dez estrelas mais brilhantes do céu. Órion também possui várias nebulosas, um conhecido aglomerado e pelo menos sete estrelas com planetas já confirmados, entre elas CVSO 30 e PTFO8-8695b.

Órion era um gigante que ganhou de seu pai, Poseidon, o poder de andar pelas profundezas do mar ou mesmo pela sua superfície.

Uma das mais populares conta que ele se vangloriou de ser páreo para qualquer animal sobre a terra, e aí Gaia enviou um escorpião gigante que o matou com uma picada. Há uma variante em que o escorpião gigante atacou Letó e, ao defendê-la , Órion foi morto (Ov. Fast. 5.537-44) .

Por que elas recebem esse nome? Na América do Sul, as estrelas dos três Reis Magos são conhecidas como as três Marias, que acompanharam Cristo quando ele ressuscitou: Maria Madalena, Maria mãe de Jesus e Maria Salomé, que mandou decapitar João Batista.

Betelgeuse e Rigel são as estrelas mais brilhantes da constelação. Segundo a lenda, Oríon era um caçador, daí esta constelação ser conhecida por Caçador. Oríon estava acompanhado de dois cães de caça, representados pelas constelações do Cão Maior e do Cão Menor.

A Constelação de Órion é uma visão familiar em todo o mundo
Orion está localizado no equador celeste e pode ser visto em todo o mundo. A constelação tem o nome do caçador na mitologia grega e é uma das constelações mais evidentes e reconhecíveis no céu.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Podemos usar as constelações como referência para marcar as estações do ano. Órion, por exemplo, se for observado próximo ao leste no início da noite, indicará que estamos no verão do Hemisfério Sul, ou inverno do Hemisfério Norte.

O sistema estelar de Órion, localizado na constelação de Gêmeos, abriga os orianos. Esses seres têm grande força de vontade, sede por conhecimento e buscam aprendizagem constante.

Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. Seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka, do árabe Al-Mintakah, o cinto, An-Nidham, a pérola, e An-Nitak, a corda.

Ártemis pediu ao pai, Zeus, que a fizesse virgem por toda a eternidade. Essa condição incitava o desejo de deuses e homens, mas somente um, Orion, ganhou sua atenção. Ártemis, porém, o matou acidentalmente. Sofreu tentativas de estupros de Actaeon e Orion, que foram punidos com a morte.