O que quer dizer a palavra odoyá?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Odoyá é celebrada em Ifé como filha de Olokun a divindade dos mares, essa simbiose lendária foi enaltecida no processo da diáspora africana resultando na assimilação de Iemanjá dos atributos da água salgada, sendo o motivo para a sua associação aos mares no Novo Mundo.

A saudação, os símbolos e a oferenda da deusa dos mares
Aqueles que desejam saudar a rainha do mar devem falar: “Odoyá!” Que quer dizer mãe das águas. Os filhos de Iemanjá lhe dirigem a saudação da seguinte forma: “Odoyá, minha mãe”.

Odoyá, minha mãe!

O que significa a palavra Odoyá? A saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.

No sincretismo religioso, Iemanja é associada a outras Santas, na Igreja Católica é Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Lá, Yemanjá é cultuada na nascente que dá origem ao rio Ògùn (nada a ver com o Orixá da Guerra), por isso que sua saudação é Odò Ìyá! (Mãe do Rio!) Aqui no Brasil, Yemanjá foi associada ao mar.

Assim como o mar é imenso, abundantes são as bênçãos de minha mãe, Iemanjá! Em casa de mamãe, toda espuma é beijo, toda onda é abraço. Rainha das ondas, sereia do mar: como é lindo o canto de Iemanjá! Ao entrar no mar, vou pedir às águas que Iemanjá me proteja.

Saudação ao orixá Iemanjá
Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

Casou-se diversas vezes, a primeira vez, com Orumilá, orixá dos segredos. O segundo casamento de Iemanjá, por sua vez, foi com Olofin-Oduduá, com quem teve 10 filhos, todos orixás. É por isso que Iemanjá é conhecida como a Mãe dos Orixás.

Iemanjá é a rainha do mar. Filha de Olokum, rei dos mares, Iemanjá, casou-se com Oduduá e teve dez filhos orixás. Separou-se do marido, pois ele caçoava de seus seios fartos, por ter amamentado seus dez filhos.

1. Simpatia para pedir saúde e proteção. A simpatia para pedir saúde, invocando a proteção da entidade, é simples: agrade-a com um vaso de flores ou rosas brancas. Em um dia de sábado, pegue o vaso com as rosas e coloque na mesa da cozinha ou sala, ofereça essas rosas à Iemanjá e peça saúde a todos que moram na casa.

História de Iemanjá
Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Por isso, a divindade mais diversa e complexa do panteão dos orixás (e não só dele), tem a seu dispor uma infinidade de cultos e nomes diferentes para a mesma energia: Mãe D'Àgua, Janaína, Inaé, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, enfim, Rainha do Mar.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.