O que quer dizer a palavra minta?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Minta vem do verbo mentir. O mesmo que: engane, iluda, logre, ludibrie, blefe, embrome, tapeie.

Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, troca o e pelo i. A mudança aparece no filhote presente do subjuntivo: minto, mente, mentimos, mentem; que eu minta, ele minta, nós mintamos, eles mintam.

Não se manifestar nem agir; deixar de se expressar da maneira como se espera: omitiu-se diante dos questionamentos do professor.

Ricardo Ventura

Ricardo Ventura é o idealizador da Jornada Não Minta Pra mim, uma série de aulas gratuitas transmitidas ao vivo através da internet e atualmente o maior evento de linguagem não verbal do mundo.

mentir

mentetu
mintaele, ela, você
mintamosnós
mentivós
mintameles, elas, vocês

mentir (verbo) -

Menti vem do verbo mentir. O mesmo que: enganei, enganai, iludi, lograi, logrei, ludibriei, ludibriai, blefai, blefei.

mentir

  1. Presente. eu. minto. mentes. mente. mentimos. mentis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. menti. mentiste. mentiu. mentimos. mentistes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. mentia. mentias. mentia. mentíamos. mentíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. mentira. mentiras. mentira. mentíramos. mentíreis. ...
  5. Futuro. eu. mentirei. mentirás. mentirá mentiremos. mentireis.

A forma mentindoé [gerúndio de mentir] .

A Mentoria é uma relação de apoio e cuidado entre uma pessoa mais experiente e de maior conhecimento, chamado de Mentor, e uma pessoa menos experiente e que possui menos conhecimento, o Mentorado.

Significado de mentido
Falso, fingido. Ilusório, vão. Etimologia (origem da palavra mentido). Do latim mentitu.

O que é Omitir:
Omitir um fato pode ser um ato propositado ou não. Não é o mesmo que mentir. Mentir é dar uma informação falsa, é dizer o que não é verdade, é enganar ou não cumprir com o prometido.

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

Na prática, a pessoa omissa é aquela que se desvia de alguma ação, palavra ou posicionamento quando deveria dizer, agir ou definir-se diante de algum evento. Quem se omite, se nega, desvia do caminho, muda de calçada, desvia o olhar, encolhe a mão ou finge não ouvir. Existem várias citações de omissão na bíblia.

Grande parte de tudo que é comunicado durante uma conversa está nas entrelinhas. Naquilo que não é dito. Seja através de expressões faciais, comportamentos, movimentos de corpo, tom de voz, escolha do ambiente, postura, construção da narrativa. Tudo isso é o que nós chamamos de Linguagem Silenciosa.

Psicanalista e Cientista Comportamental, especialista em Linguagem Silenciosa, Ricardo Ventura foi o primeiro brasileiro a publicar livros sobre PNL aplicada.

Pós-graduado em Psicologia Junguiana, se tornou cientista comportamental com foco na linguagem silenciosa e, hoje, além de trabalhar com os vídeos para o YouTube, se tornou coach e palestrante de cursos sobre linguagem silenciosa e persuasão, baseado na neurolinguagem e na psicologia analítica.