O que quer dizer a palavra maleável?

Perguntado por: adorneles7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

1. Susceptível de ser estendido a martelo. 2. [Figurado] Dócil, brando.

2. Que é flexível, dobrável, elástico (fio maleável) [ Antôn.: duro, inelástico, inflexível. ]

Por outro lado, os principais antônimos de flexível são: inflexível, rígido, tenso, teso, inelástico, duro, imaleável, inexorável, inabalável e firme.

Maleabilidade - propriedade que permite moldar a matéria, mantendo-a nesse estado sem que ela retorne ao estado inicial ou quebre. Um exemplo de material maleável é o ferro. Alguns materiais não suportam a deformação e acabam quebrando, como o vidro - esses materiais são não-maleáveis.

Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa. No sentindo figurado da palavra, flexível ainda significa a capacidade de algo ou alguém de ser facilmente manejado ou alterado.

ADJ. Que é flexível, que pode ser dobrado. Os fios são maleáveis, mas tome cuidado para não arrebentarem.

O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. Com 1 g desse metal, podem-se obter até 2.000 m de fio ou lâminas de 0,96 m² e apenas 0,0001 mm de espessura.

São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos , os fios de cobre utilizados em instalações elétricas e aluminio.

Significado de Flexível
adjetivo Que se consegue curvar ou dobrar facilmente. Que demonstra agilidade ou elasticidade; elástico: gestos flexíveis. [Figurado] Que pode ser manejado com facilidade; domável.

Ductilidade é a qualidade ou propriedade do que é dúctil, ou seja, do que é flexível, elástico, maleável, que se pode comprimir ou reduzir a fios sem se quebrar. Que se pode distender sem romper.

1. Que pode ser estendido na fieira ou a martelo sem se quebrar. 2. [Figurado] Fácil de moldar.

Significado de Inflexível
adjetivo Que não possui flexibilidade; que não se consegue dobrar e/ou curvar. [Figurado] Que não se consegue persuadir, induzir ou comover; que resiste as influências; impassível ou austero.

Ser flexível é um comportamento que pode ser desenvolvido. Para ter essa skill, o mais importante é não agir negativamente diante de uma mudança, estar sempre aberto a novas ideias e trabalhar em equipe respeitando os demais.

A importância da flexibilidade no trabalho
Pessoas flexíveis são empáticas, ou seja, são capazes de se colocar no lugar da outra pessoa e olhar além do ponto de vista individual. Tal característica facilita as relações interpessoais e, consequentemente, o trabalho em equipe.

Quando falamos em exemplos de flexibilidade no trabalho, não podemos deixar de mencionar a carga horária do profissional. Nesse caso, poder fazer os próprios horários, sem ter hora de entrada e saída, possibilita ao colaborador conciliar melhor a vida profissional e pessoal.

Ter flexibilidade pressupõe uma variada gama de atitudes e comportamentos que se reorganizam de acordo com as diferenças entre os parceiros e as mudanças que vão ocorrendo na vida a dois.

Então, como medir a flexibilidade através deste teste? É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão. Exercícios de yoga, por exemplo, são ótimos para trabalhar a flexibilidade.

A política de maleabilidade na empresa é uma grande possibilidade para quem trabalha e estuda, pois ajuda a pessoa a se organizar para cumprir com as atividades e não descuidar das práticas escolares. A vida social mais ativa é outro ponto que ganha destaque para quem é de uma organização mais flexível.

Maleabilidade e dureza
Isso ocorre porque as linhas de átomos no metal não se alinham. Em outras palavras, existem mais limites de grãos, que são áreas onde os átomos não estão tão fortemente conectados. Dessa forma, os metais tendem a fraturar nesses limites de grão.