O que quer dizer a palavra jurisprudência?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, ...

Mesmo sentido: como já observamos, para que haja uma jurisprudência é necessário que haja um conjunto de decisões judiciais, mas não basta que estas sejam sobre a mesma matéria, é preciso que sejam em um mesmo sentido, para que se estabeleça uma jurisprudência uniforme.

No Brasil, a jurisprudência é essencial para o desenvolvimento do julgamento. Caso uma das partes cite a jurisprudência, cabe ao juiz o encargo de considerá-la na sua decisão final. Além disso, dada a relevância do Supremo Tribunal Federal no Brasil, a jurisprudência deixa de ser local e se torna nacional.

Com o objetivo de mostrar as inclinações de decisões de tribunais a respeito de temas específicos, a jurisprudência é um instrumento importante para que a justiça apresente segurança jurídica e para que os julgadores se baseiem na interpretação de seus pares sobre as leis.

A melhor forma de estudar jurisprudência é ler os informativos disponibilizados pelo STF e STJ. Portanto, os estudantes precisam acompanhar as publicações dos tribunais superiores constantemente. Os informativos, por si só, contêm muita informação.

No ano de 2020, o STF implementou a possibilidade de realizar a pesquisa de jurisprudência através de sua página inicial, por meio da mesma barra de busca Processual, Notícias e Repercussão Geral.

Para citar a jurisprudência, você deve pegar a ementa do caso, que é o resumo dos fatos mais essenciais de uma decisão. Depois que achar a ementa, você copia e cola na sua petição da mesma forma que o julgador pôs, incluindo o recuo, dando destaque para a sua citação.

Art. 926. Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente. § 1º Na forma estabelecida e segundo os pressupostos fixados no regimento interno, os tribunais editarão enunciados de súmula correspondentes a sua jurisprudência dominante.

É a possibilidade de resolver outras demandas que tenham o mesmo cunho que dá ao julgado o status de precedente para que, com isso, possa servir de parâmetro na busca da segurança jurídica. JURISPRUDÊNCIA: é um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido, pelos tribunais, sobre uma mesma matéria.

Assim, conforme estabelecido na Lei 13.188/2015, o direito deve ser exercido pelo suposto ofendido inicialmente perante o veículo de comunicação, no prazo decadencial de 60 dias contado da data de divulgação, publicação ou transmissão da matéria ofensiva (artigo 3º).

No primeiro sentido, significa a ciência ou conhecimento do direito. Já no segundo sentido significa a interpretação dada pelos tribunais que servem de precedentes aos futuros pronunciamentos. A doutrina diverge quanto ao fato de incluir a jurisprudência como fonte formal do Direito.

A razão para assim se decidir foi a seguinte: “o exagerado processualismo deve ser evitado de forma a que o processo e seu uso sejam convenientemente conciliados e realizados”. Trata-se, em poucas palavras, de aplicação pura e simples do princípio da instrumentalidade das formas.

Obras que difundem resumos, teses e os principais fundamentos de casos decididos pelo STF sobre temas jurídicos específicos.

A jurisprudência é a fonte mais geral e extensa de exegese, indica soluções adequadas às necessidades sociais, evita que uma questão doutrinária fique eternamente aberta e dê margem a novas demandas: portanto diminui os litígios, reduz ao mínimo os inconvenientes da incerteza do Direito, por que de antemão faz saber ...

A jurisprudência surgiu no direito inglês que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidiam o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados.

CONCEITO DE JURISPRUDÊNCIA
Encontram-se nas fontes do direito, estas que são os meios pelos quais as regra jurídicas se formam e de acordo com a doutrina de Führer (1999), é a jurisprudência, decisões reiteradas à interpretação da lei, feita pelos operadores do direito.